Quando o controle se descontrola: ansiedade!
http://blogs.atribuna.com.br/vivaleve/quando-o-controle-se-descontrola-ansiedade/
Quando o controle se descontrola: ansiedade!
Uma das frases que mais ouço em consultório ultimamente é “sou uma pessoa ansiosa”. A cada dia, a sensação de que o tempo está passando mais rápido aumenta. E aumenta a necessidade de controlarmos a forma que aproveitamos o nosso tempo. Para algumas pessoas, aumenta também a necessidade de controlar outros aspectos da sua vida. E, muitas vezes, aspectos que são incontroláveis. Eis que surge a ansiedade: o excesso de futuro. E sofrer pelo futuro é usar curativos sem ter feridas na pele.
Nesse mundo acelerado e caótico, os sintomas da ansiedade estão cada vez mais presentes nos consultórios psicológicos. Trata-se de uma doença grave que está atacando cada vez mais pessoas. Ela ataca silenciosamente e é muitas vezes ignorada. E faz tudo parecer incontrolável.
A ansiedade geralmente está mais relacionada a pensamentos e fantasias criados pela nossa mente do que realmente a verdade que se apresenta. Ela chega sem se importar se você está cansado ou farto, ela persiste apesar de suas condições físicas. Ela permanece, apesar da sua intolerância. Ela insiste, apesar da sua teimosia em afastá-la. A ansiedade só descansa quando você dorme. Porém, na maior parte das vezes, ela não permite essa noite de sono.
A ansiedade faz a pessoa colocar pressão em si mesma para ser melhor. Ela atua como areia movediça: em sua tentativa de ser melhor, você pode se forçar para sair – o que faz com que você se afunde ainda mais e mais rápido. Ela não é apenas um grande mal estar ou padrão de pensamento negativo. Ela é um acúmulo de sentimentos negativos, projeções e medos.
A ansiedade assombra. Ela não deixa a sua mente descansar. Ela faz com que os desafios da vida se tornem piores, porque tudo parece um obstáculo enorme. Surge quando você menos espera, e permanece muito tempo, mesmo depois de você tentar expulsá-la. Ela constrói um lar permanente em sua mente, e rouba-lhe de todos os pensamentos e sentimentos positivos.
Você tenta corrigir esses pensamentos e sentimentos, para tentar curá-los de dentro para fora. Mas a ansiedade é um um monstro silencioso, que sabota sua mente e ocupa um espaço valioso quando você nem sequer o convidou para dentro. Ela só vai e vem quando quer, e parece ficar muito tempo quando faz uma visita. É persistente, resistente, e cruel, e não apenas vive na mente, no entanto: coração disparado, dores de estômago, dores de cabeça, náusea, rubor, nó na garganta, sudorese nas mãos, e pânico tomam conta de você em um situação estressante.
Não há como diferenciar um ambiente estressante de um inofensivo: ambos se mistura, e parecem ser a mesma coisa. e, independente do ambiente no qual você se encontra, ela está lá: dentro de você. A ansiedade te acompanha e te aprisiona. Tudo parece estressante. É uma sensação que te impede de realizar atividades aparentemente simples: desde se concentrar para uma leitura, até chegar a porta para sair de casa. A ansiedade te acelera, mas mesmo assim te faz sentir impotente porque você quer fazer cada vez mais. E faz você achar que tirar um tempo descansar e se recuperar pode ser desnecessário.
Se você é uma das milhões de pessoas que sofrem de um transtorno de ansiedade, por favor, não hesite em pedir ajuda se precisar. Nós vivemos em um mundo estressado, mas isso não significa que você tem que tomar as dores da maioria. Tire um tempo longe da sociedade, e não se desculpe por isso. Vá para natureza, volte-se para dentro, cuide do seu corpo. Ter pessoas positivas em sua vida, um senso de propósito, e ajudar os outros pode ajudar a aliviar sentimentos de ansiedade.
Nunca desista, porque os sentimentos não vão durar para sempre. Ninguém deveria ter que passar por isso sozinho na vida, por isso não suprima seus pensamentos ou sentimentos só porque a sociedade diz-lhe para fazê-lo. Você não precisa ser tão forte quanto um dia te fizeram acreditar. Sente e converse com alguém, escrever em um diário, medite, ou faça qualquer coisa que te ajuda a sentir uma sensação de alívio e relaxamento. E, se necessário, busque
.
Você se identifica com esse post? Já passou por algum momento de ansiedade? Conte nos comentários…
Vem comigo e viva leve!
Comentários
Postar um comentário