Dez dicas de atividades para reduzir a ansiedade em crianças
Dez dicas de atividades para reduzir a ansiedade em crianças
Especialista sugere exercícios para ajudar pais e professores na tarefa de acalmar os pequenos
Concentração, socialização e autocontrole. Que pais não almejam ver essas características nos filhos? Que professores não desejam ter alunos assim? É comum, no entanto, as crianças sofrerem com falta de foco, dificuldades de relacionamento e de linguagem. Esses problemas podem ter uma raiz comum: a ansiedade.
Os pais devem ficar especialmente atentos se a criança não dorme bem, não consegue terminar as atividades ou se dispersa com facilidade, e começa a ter resultados insatisfatórios na escola. Segundo a fonoaudióloga Vera Mattos, mestre em Psicologia, é possível ajudar as crianças a regular essa inquietação por meio de atividades direcionadas.
— Regular a ansiedade é mais do que controlar. É algo que parte das crianças, e a conquista é delas. Quando se fala em controlar, caracteriza um interesse dos outros. Logo, os exercícios sugeridos estimulam os resultados a longo prazo, e a própria criança pode internalizá-los como fundamentais — explica a especialista.
Vera, fundadora do espaço Móbile, contou com a ajuda da equipe, que reúne psicólogos, fonoaudiólogos, fisioterapeutas, professores de educação física e pedagogos, para elaborar o livro “Desenvolvimento infantil - 130 ideias para estimular brincando”, que será lançado este mês. Confira dez atividades selecionadas por ela para ajudar as crianças a lidar com a ansiedade:
1) Amassadinho com carinho
Ponha a criança deitada em um colchonete ou edredom e, delicadamente, “amasse” com outro colchonete por cima (ou a dobra do edredom). Sentir o corpo envolvido vai deixá-la segura para receber o toque do outro. A atividade pode ser feita a partir dos 2 anos de idade, e tem como objetivos o relaxamento, o cuidado com o outro e o controle do medo e da ansiedade.
2) Psicoeducação e regulação emocional
Essa atividade deve ser feita face a face ou em uma mesa com crianças a partir dos 4 anos, individualmente ou com grupos de até cinco. Separe fotos da internet de crianças com diferentes expressões (tristeza, alegria, medo, nojo e raiva) e plastifique-as. Mostre as imagens uma a uma, incentivando a criança a falar sobre a emoção que aparece. Primeiro, deve-se identificar qual emoção que a imagem demonstra. Depois, questioná-la o que a faz sentir tal emoção. Qual foi a última vez que ela se sentiu assim. É uma forma de fazê-la olhar para o outro e se reconhecer em cada uma das emoções, o que traz um sentimento de humanidade. A troca desenvolve linguagem, cognição, memória afetivo-emocional e socialização.
3) Respira, esfrega e sopra
Pode ser desenvolvida a partir dos 4 anos. Sente-se face a face com a criança e coloque um pouco de gel nas mãos dela. Em seguida, peça que ela esfregue as mãos e depois sopre-as. A respiração vai acalmar a criança e fazê-la tomar consciência da sensação do gel.
4) E a bola rolaPara que a atividade seja feita em grupo, organize as crianças em pares e ponha o gel nas mãos de um dos integrantes de cada dupla. Peça para que esfreguem suas mãos nas do outro colega. Essa atividade desenvolve atenção, socialização, respiração e percepção.
Solicite que a criança a partir dos 3 anos desenrole um tapete no chão. Peça para que ela se deite no tapete de uma maneira confortável e ponha uma música suave para tocar com uma luz ambiente. Em seguida, faça massagem nela dos pés ao tórax usando uma bola grande. A massagem desenvolve atenção e esquema corporal.
5) Tomando consciência do ar
Você vai precisar de uma flor artificial ou natural, uma vela de aniversário e música relaxante. Ponha a criança a partir de 3 anos sentada de frente para você. Em seguida, mostre a ela como o exercício deve ser feito: primeiro deve-se cheirar a flor e depois soprar a vela bem devagar. Na vez da criança, peça para que ela repita esse processo no mínimo quatro vezes. Essa atividade voltada para a respiração tranquiliza e estimula a atenção e a imitação.
6) Desenvolvendo a empatia
Esse exercício vai incentivar a criança a reconhecer o desempenho do colega, e pode ser feita a partir dos 2 anos. Estimule-a a fazer elogios ao outros: parabéns, muito bem, o seu desenho está bonito, está lindo, arrasou, maravilhoso, excelente, você é tão criativo, você é extraordinário, você é muito esperto, incrível etc. A tarefa vai desenvolver linguagem, habilidades sociais, empatia e socialização. Além disso, ser elogiado, elogiar e ver sua produção reconhecida como algo de valor por outra pessoa reforçam a autoestima e a autoconfiança.
7) Atenção plena
Esse exercício pode ser feito com crianças a partir dos 3 anos e é especialmente indicado na hora de dormir. Peça para a criança se sentar em um tapete ou na cama com um bichinho de pelúcia e apresentá-lo. Depois, deitar-se no tapete com o seu bichinho na barriga. O adulto deve colocar uma música ambiente e iniciar as instruções de respiração em tom adequado para o relaxamento. O pequeno deve perceber como o brinquedo sobe e desce na barriga, com os movimentos. Se o exercício for feito em grupo, os colegas podem trocar as pelúcias entre si. A atividade pode iniciar com cinco minutos e, à medida que a criança for se adaptando, pode-se aumentar o tempo. Desenvolve foco, atenção, concentração, respiração, linguagem, socialização e autocontrole.
8) Cantinho da paz
Construa com a criança um lugarzinho no quarto que seja agradável, com almofadas, cobertores e os brinquedos favoritos dela. Ideal para os pequenos com 3 ou 4 anos. Nos momentos de angústia, ele pode ser acompanhado até seu cantinho da paz, que pode também ser usado por outros membros da família. A proposta é buscar a regulação emocional e o autocontrole.
Nessa atividade a criança a partir de 1 ano se senta em uma ponta do tecido e o adulto puxa a outra, arrastando o “tapete mágico” pela sala. O passeio no lençol permite que ela relaxe seu corpo e se deixe levar pela força e condução do outro, construindo confiança. Trabalha equilíbrio, tônus postural e relaxamento.9) Tapete mágico
10) Com a mão na massa
A partir de 1 ano a criança a criança já pode ser convidada a experimentar as etapas de produção da massinha, percebendo as texturas e observando as transformações a partir das misturas. Para fazer a massinha, você vai precisar de uma xícara de sal, quatro xícaras de farinha de trigo, uma xícara e meia de água, três colheres de sopa de óleo, corante alimentício e, se quiser, um aromatizante. A massinha permite à criança construir coisas, mas também destruir e assim externar possíveis tensões. O fato de confeccionar a própria massinha também desperta interesse e motivação nos pequenos. Trabalha livre expressão, motricidade fina, estímulo sensório motor e alívio de tensão.
*Estagiária sob supervisão de Letícia Sorg
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