Administre a ansiedade antes que ela controle você
http://www.administradores.com.br/artigos/carreira/administre-a-ansiedade-antes-que-ela-controle-voce/97145/
ocê já deve ter percebido que quando não administramos bem as suas emoções colhemos resultados que podem chegar à beira do desastre. Quantas explosões ou fugas sem sentido que depois de analisadas, chegamos a conclusão que poderíamos ter feito ou reagido de forma diferente.
Uma das maiores habilidades que podemos desenvolver é justamente aprendermos a lidar com cada emoção para que não se tornem Tóxicas. Elas existem para serem sentidas, vivenciadas, mas não podem nos dominar ao ponto de nos tornarmos cegos.
Entender como cada emoção age, para desfrutarmos de seus benefícios é de extrema importância para que possamos desenvolver relacionamentos saudáveis em todos os âmbitos de nossa vida, seja pessoal ou profissional.
E para começar, vamos falar de uma emoção que posso dizer, afeta à todos nós: a ANSIEDADE.
Quem de nós pode afirmar que em algum momento de sua vida nunca ficou ansioso? Creio que todos aqueles que lerem esse artigo, irão se recordar de alguns ou muitos momentos onde essa emoção esteve presente, e ainda haverão aqueles que irão concluir que em muitas vezes ela se tornou TÓXICA.
O que é Ansiedade?
A ansiedade, como comumente definida é EXCESSO DE FUTURO. Na verdade é uma expectativa relacionada a algum fato ou acontecimento que está por vir. A ansiedade em si não é preocupante. Na verdade ela fará com que você se mantenha em um nível interessante de alerta, pois levará você a se preparar para determinadas situações.
Exemplos onde a ansiedade pode surgir: uma reunião importante; apresentação de um projeto ou proposta para um cliente; uma viagem; o nascimento de um filho; casamento; uma entrevista de emprego; possibilidade real de promoção no trabalho. Enfim, existem inúmeras situações onde a ansiedade se fará presente, pois é quando estamos olhando para o futuro sem ter uma certeza de que aquilo que desejamos irá se cumprir.
Quando se torna Tóxica?
Uma pessoa que tenha vivenciado experiências negativas, de fracasso, diante de uma nova possibilidade terá a tendência de se sentir ainda mais ansioso, pois o medo do fracasso se repetir acaba acontecendo.
Outras pessoas, simplesmente por desconhecer o desfecho, ou nunca ter passado por uma experiência parecida também ficam ansiosos pois o desconhecido nos incomoda e pode surgir um medo de errar ou de não saber como fazer uma determinada atividade.
Quando essa ansiedade começa a ultrapassar alguns limites, é momento de refletir e analisar: ELA ESTÁ SE TORNANDO TÓXICA?
A ansiedade age em duas frentes na nossa vida. Primeiro na nossa mente, depois no nosso físico. Quando ela passa a se tornar tóxica, é quando ela sai do ambiente de mente e passa para o corpo, então começo a ter sintomas físicos refletidos em meu corpo: sudorese, dores de cabeça, dores no estomago, mal estar intestinal, entre outros. Em casos mais sérios, ela levará o indivíduo a ataques de pânico e até mesmo uma paralisia, onde a pessoa perde sua razão e passa a agir totalmente guiado por uma emoção que tornou-se tóxica.
Como administrar a Ansiedade?
Entender o que leva você a sentir-se Ansioso é o primeiro passo para aprender a gerenciar essa emoção. Como disse, é normal sentirmos um certo nível de ansiedade, mas ela não pode levar você a ter reações desproporcionais ao que está de fato acontecendo.
Outro fator que pode tornar uma pessoa muito ansiosa é quando ela vive com seu FOCO no futuro. Sempre fazendo planos e projetos sem, no entanto, comemorar as conquistas do presente, sem identificar de fato os sucessos presentes que ela vem colhendo ao longo de sua vida.
Estabelecer metas diárias é uma grande oportunidade para você gerenciar a Ansiedade. Entender que o Sucesso se constrói a partir de pequenos passos, dados um de cada vez, ajuda a controlar o nível de emoção para que ela te ajude a buscar seus melhores resultados, mas não tire de você a maravilha de se viver um dia de cada vez.
Comentários
Postar um comentário