LÍTIO: Qual a importância para a sua vida?


Olá ansiosos de plantão !



continuando a falar sobre aquele exame que tive que fazer, que detectou que meu nível de serotonina era muito baixo e o de lítio (endógeno), era muito alto, dessa vez falarei sobre o que é o lítio, e qual sua importância, além de dizer o que é esse exame de lítio endógeno.

Lítio - o regulador de humor.


WIKIPÉDIA:

Sob condições normais de temperatura e pressão, é o metal mais leve e menos denso entre os elementos sólidos. Pequenas quantidades de lítio estão presentes em todos os organismos. O elemento possui funções de regulação endócrina, onde a sua deficiência está ligada à infertilidade.
Em 2011, estudos no Japão sugerem que a ocorrência do lítio na água potável pode aumentar a expectativa de vida.

Medicamentos O lítio é utilizado no tratamento do transtorno bipolar. Os sais de lítio também podem auxiliar para casos de diagnósticos relacionados como transtorno esquizoafetivo depressão nervosa.

Farmacologia Os sais de lítio têm aprovação para o tratamento de transtorno bipolar no Brasil e nos Estados Unidos. Inicialmente classificado como um anti-psicótico, o lítio (administrado em forma de carbonato de lítio) é hoje utilizado por seus efeitos reguladores de humor, anti-maníaco e, secundariamente, antidepressivo (sua eficácia para a depressão unipolar, entretanto, ainda não foi bem estabelecida). Além disso, um estudo indica que doses baixas de lítio, tanto em vermes quanto em humanos, confere benefícios anti-envelhecimento.
Em níveis séricos mais elevados, os íons de lítio são considerados venenosos e requerem atenção clínica imediata. Entre os principais sintomas de contaminação por lítio, lista-se náusea, tontura, enjoos, diarreia e tremores nas mãos. Esses sintomas podem, entretanto, aparecer na faixa terapêutica para transtorno bipolar. Salienta-se, ainda, que a administração prolongada de lítio pode causar danos à tireoide e aos rins, exigindo monitoração periódica por meio de exames de sangue.

SITE VIVERMENTE:

Agência USP de Notícias) – Questionário respondido por 820 psiquiatras de todo o Brasil revela que o lítio é a primeira opção para o tratamento do transtorno bipolar, mas 71,1% deles apontam falta de informações sobre a medicação para profissionais da área de saúde mental. “A desinformação é um obstáculo para o uso do lítio”, aponta a psiquiatra Ana Taveira, autora da pesquisa.
O transtorno bipolar é uma doença caracterizada por mudanças bruscas de humor. “O lítio é utilizado nas fases de mania e depressão, além de ser indicado na manutenção”, explica Ana Taveira. “O medicamento foi escolhido por 56,1% dos médicos como primeira opção no tratamento da fase de mania, 43,6% na depressão e 75,2% na manutenção”. 
“Apesar da difusão, 52,9% dos psiquiatras afirmaram que precisam se atualizar sobre o lítio e 71,1% apontaram falta de informações sobre o medicamento”, ressalta a pesquisadora. O estudo foi realizado para a dissertação de mestrado de Ana Cláudia na Faculdade de Medicina (FM) da USP. A psiquiatra integra o Grupo de Estudo de Doenças Afetivas (GRUDA), do Instituto de Psiquiatria (IPq) do Hospital das Clínicas da FMUSP. 
De acordo com a psiquiatra, o lítio (utilizado como carbonato de lítio, em comprimidos) é a medicação mais indicada na forma clássica da doença, quando as fases são mais bem definidas. “Além de ser um medicamento de baixo custo, ele possui efeito neuroprotetor, não danificando os neurônios do organismo, e é a única substância do gênero de comprovada ação contra suícidios, registrados em 15% dos pacientes”

SITE UAI - SAÚDE PLENA

O carbonato de lítio é indicado no tratamento de episódios maníacos nos transtornos bipolares; no tratamento de manutenção de indivíduos com transtorno bipolar, diminuindo a frequência dos episódios maníacos e a intensidade destes quadros; na prevenção da mania recorrente; prevenção da fase depressiva e tratamento de hiperatividade psicomotora.

SITE MUNDO DA BOA FORMA:

O lítio é usado para tratar pessoas que sofrem de depressão, crise de ansiedade, hiperatividade, insônia, estresse e episódios de raiva e transtornos bipolares. Lítio não é normalmente considerado um suplemento nutricional, mas é usado principalmente como remédio pelos benefícios à saúde que ele proporciona, incluindo tratamento de alcoolismo e abuso de drogas, aliviando dores de cabeça crônicas, equilibrando minerais no corpo e beneficiando pessoas com diabetes.
Lítio pode ser importante para os diabéticos, devido ao seu efeito semelhante à insulina no transporte da glicose e do metabolismo. Os efeitos secundários podem ser vários, dentre eles fala-se muito do ganho de peso, mas será que lítio engorda? Ou lítio emagrece? O ganho de peso é um efeito colateral significativo de lítio e outros medicamentos utilizados para tratar o transtorno bipolar, de acordo com a Associação Nacional de Doença Mental. Por causa deste efeito secundário, muitos pacientes param de tomar o medicamento, o que pode levar a um comportamento maníaco e quadros de depressão graves
SITE MINHA VIDA:

O estado de humor deve ser observado. A flutuação espontânea acompanhada de comportamentos é a chave para a distinção entre características de personalidade e a bipolaridade”, detalha Findling em entrevista ao Correio.

Nessa mesma linha, Boechat considera importante que familiares e pedagogos fiquem atentos a mudanças frequentes no humor  e que não tenham preconceito em procurar um profissional para diferenciar os traços de personalidade de uma manifestação bipolar.



LÍTIO ENDOGENO:
Este exame serve para verificar o quanto de lítio a pessoa possui no seu organismo, então é feito para aquelas pessoas que usam medicamentos a base de lítio, já que quem não faz uso desses medicamentos, não apresentará nada no exame. Agora é importante para a pessoa que faz uso destes medicamentos, já que indicará ou não se a pessoa está intoxicada com lítio

"Em níveis séricos mais elevados, os íons de lítio são considerados venenosos e requerem atenção clínica imediata. Entre os principais sintomas de contaminação por lítio, lista-se náusea, tontura, enjoos, diarreia e tremores nas mãos."


FONTES:
https://pt.wikipedia.org/wiki/L%C3%ADtio
http://www2.uol.com.br/vivermente/noticias/desinformacao_dificulta_uso_do_litio_no_tratamento_do_transtorno_bipolar.html
http://www.minhavida.com.br/saude/bulas/443-carbonato-de-litio-comprimido-revestido
http://www.mundoboaforma.com.br/litio-engorda-ou-emagrece/
http://sites.uai.com.br/app/noticia/saudeplena/noticias/2015/11/23/noticia_saudeplena,155599/pesquisa-confirma-que-carbonato-de-litio-e-eficaz-para-tratar-transtor.shtml

Comentários

  1. Esse lítio é mesmo muito importante na saúde, mas tem q ter cuidado para não usar muito e intoxicar. Eu andei lendo algumas informações sobre o cabonato de lítio nessa página e achei muita coisa interessante.

    ResponderExcluir
  2. Muito boa essa página que você indicou.

    se desejar trocar experiências pode entrar no nosso grupo de whatssapp

    https://chat.whatsapp.com/EmcOiZ15nBS28eCysUCfbi

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

Como lidar com a abstinência do Escitalopram

Lexapro ou Escitalopram

5HTP - HIDROXITRIPTOFANO - pílulas da felicidade