Como lidar com a abstinência do Escitalopram

Como lidar com a abstinência do Escitalopram


O escitalopram, mais conhecido por seus nomes comerciais Lexapro e Cipralex, é um antidepressivo da classe dos ISRSs (inibidores seletivos da recaptação da serotonina). 

Drogas como o Lexapro bloqueiam a recaptação do neurotransmissor serotonina. 

O Lexapro é aprovado pela U.S. Food and Drug Administration para o tratamento do transtorno depressivo maior e do transtorno de ansiedade generalizada. Também é utilizado em casos de fobia social, síndrome do pânico e TOC (Transtorno Obsessivo Compulsivo). 

A interrupção do tratamento pode trazer efeitos colaterais desagradáveis, mas o uso de algumas técnicas pode ajudar a reduzir os sintomas de abstinência.

Síndrome de Interrupção dos ISRSs

Após cerca de quatro semanas de uso de um ISRS como o Lexapro, o organismo humano se acostuma aos níveis elevados de serotonina. Portanto, a interrupção do tratamento após uso da droga por período superior a um mês só deve ser feita com recomendação médica. 
Com a descontinuação ou interrupção do medicamento ou até mesmo diminuição da dosagem, sintomas de abstinência podem surgir após um período de 1 a 7 dias, dependendo da meia-vida da droga (a meia-vida do Lexapro, por exemplo, é de aproximadamente 27 a 32 horas). 
A intensidade e duração da crise de abstinência varia entre os indivíduos: alguns pacientes sentem apenas desconforto e sintomas leves, tipicamente por um período entre uma semana ou várias, enquanto outros experienciam sintomas angustiantes, que podem durar meses.

Sintomas de abstinência e como tratá-los

A descontinuação do Lexapro causa sintomas físicos e psicológicos. Fisicamente, pacientes relatam problemas de equilíbrio, diarreia, fadiga, dores de cabeça, tremores, náusea e problemas gastrointestinais (algumas vezes semelhantes aos causados por uma gripe) e dificuldades para dormir. Psicologicamente, é comum que os pacientes relatem ansiedade, agitação, vontade de chorar, irritabilidade e agressividade. 
Os sintomas causados pela interrupção do uso de ISRSs devem ser tratados conforme aparecerem, oferecendo alívio ao paciente durante o processo de descontinuação do medicamento. (Tome ibuprofeno para dor de cabeça, anti ácido para acidez estomacal etc). Todavia, alguns dos sintomas da abstinência de ISRSs não são tratáveis, como as parestesias, casos em que o paciente tem sensações estranhas de tontura, sudorese, vertigem ou a sensação de o cérebro estar tremendo. Algumas pessoas descreveram esse último sintoma como a sensação de luzes estroboscópicas estarem pulsando dentro de seus cérebros.
Sintomas de interrupção do tratamento com antidepressivos clássicos

Podem ser divididos em cinco grupos:
  • perturbações gastrintestinais e/ou somáticas gerais (náuseas, vômitos, dor abdominal, diarréia, anorexia, calafrios, mal-estar, fraqueza, cansaço, mialgias e cefaléia) com ou sem ansiedade e excitação concomitantes;
  • insônia inicial ou média, amiúde acompanhada de sonhos e/ou pesadelos vívidos;
  • hipomania ou mania paradoxal, ataques de pânico e delírio;
  • arritmias cardíacas;
  • movimentos anormais (acatisia, parkinsonismo), menos freqüentemente.
A freqüência desses sintomas de interrupção, dependendo do tipo de antidepressivo, pode variar entre 16% e 100%, tendendo a ser transitória e raramente necessita de tratamento. O melhor parece ser a reintrodução do agente, seguida de sua suspensão gradual.

Vários relatos descrevem sintomas de interrupção de maior gravidade após a suspensão de Inibidores de Monoaminoxidase (IMAO): agitação, agressividade, irritabilidade, discurso acelerado ou lentificado, insônia ou hipersonia, deterioração cognitiva, instabilidade afetiva, alucinações, delírios paranóides e transtornos motores.

A venlafaxina também induz sintomas de interrupção, como astenia, tonturas, cefaléia, insônia, náuseas, nervosismo e síndrome do tipo gripal, com uma incidência de 5%.3

Redução da dose

Médicos utilizam técnicas de redução da dosagem, para ajudarem seus pacientes a abandonarem o Lexapro e outros ISRSs. Um método comum é reduzir gradualmente a dosagem ao longo de meses ou semanas, o que pode ser feito através da quebra dos comprimidos em doses menores. Dependendo da gravidade dos sintomas de abstinência, o médico decide como proceder com a retirada do ISRS. Na maioria dos casos, a interrupção é um processo rápido, todavia, se os sintomas de abstinência forem graves o médico pode optar por recomendar que o paciente volte a usar o medicamento. Outra técnica é trocar o Lexapro por outro ISRS, como a fluoxetina, que tem meia-vida mais longa e portanto, fica mais tempo no organismo, ajudando a reduzir os sintomas de abstinência.
Há algumas décadas foi reconhecido que uma interrupção abrupta ou mesmo gradual dos antidepressivos clássicos provoca o aparecimento de sintomas somáticos e psicológicos. 

Além disso, nos últimos anos também têm sido descritos sintomas de interrupção do tratamento com a nova classe de antidepressivos, os ISRS.

Os critérios para uma suposta síndrome de interrupção incluem: 
(1) os sintomas não são atribuíveis a outras causas; 
(2) aparecem após a interrupção abrupta, falhas na ingestão e, mais raramente, após a redução da dose; 
(3) geralmente são leves e de curta duração, embora possam causar preocupação; 
(4) podem ser revertidos com a reintrodução do medicamento original ou outro fármaco similar; 
(5) podem ser minimizados com a redução gradual da medicação ou administração de ISRS de meia-vida longa

Como deixar de tomar com segurança um antidepressivo

  • Se você está pensando em parar de tomar um antidepressivo, primeiro, você deve consultar com seu médico.
  • Nunca abandone um antidepressivo imediatamente.
A maneira melhor e mais segura para sair de um antidepressivo é reduzir lentamente a dose que está a tomar, sempre em consulta com o seu médico. Isso se chama se estreita. Ir pouco a pouco é um método para deixar de tomar antidepressivos de uma forma segura. A redução gradual da dose ajuda o cérebro a se adaptar às mudanças químicos e evita ter graves sintomas de abstinência. Nunca tente fazê-lo por conta própria.
Os sintomas de abstinência geralmente desaparecem ao fim de algumas semanas. Se você tiver sintomas de abstinência extremamente severos, o seu médico pode prescrever outros medicamentos para ajudar a aliviar os sintomas.
FONTES:
http://www.hsp.epm.br/dpsiq/polbr/ppm/atu4_03.htm

https://www.elblogdelasalud.info/pt/lexapro-retirada-de-antidepresivos/26865

http://www.ehow.com.br/lidar-sindrome-interrupcao-escitalopram-estrategia_20339/

http://www.psiquiatria.med.br/perguntas-respostas/tratamento-com-remedios-psiquiatricos/sintomas-de-abstinencia-com-suspensao-muito-rapida-de-antidepressivos

Comentários

  1. Gente estava tomando cloridrato de paroxetina 20 mg a quase 3 anos de repente parou de faze efeito doutor mudou pra 25 mg mandou eu manipular tomei um mês nao deu certo ai voltei ele receitou o acido volproico 250 mg disse q é um instabilizador de humor ta bom e mais o oxalato de escitalopram 10mg tomei durante um mês tive efeitos colaterais horríveis ânsia vômito sem animo de fazer as coisas e dor estomago voltei no doutor e ele tirou o ácido volproico 250 mg e aumentou a dose do oxalato de escitalopram pra 20 mg q tomo a noite mais o longactil pra dormir e hj tomei segundo comprimido dele com mesmos sintomas d ânsia eu vomito de manhã sinto cansaço nao sinto animo de faze serviço em casa sem apetite e dor estomago gente alguém ja passou por isso ajuda pessoal desde ja agradeço.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. nos primeiros dias que tomava escitalopram eu realmente me senti mal, mas depois fui me acostumando.... vá com calma, aos poucos essa dor passará

      Excluir
    2. Confirmo também estou tomando a seis meses.. entre estes.. tive dois meses para descobrir qual horário me seria melhor.. tomo as 22;30 noite.. me adaptei nesse horário ... foi algumas semanas dor estomago.. irritabilidade.. e fome.. mas agora tá bom me sinto bem... só que é asim ... no decorrer do dia .. preciso deitar relaxar ao menos uma hora ou mais. Ai sim estou renovada .. novamente... mas peço a Deus para me libertar.. porque queira ou não. . A gente não é mesma pessoa... então se tem fe. Coloque Deus em frente de tudo ore acredite para um dia se libertar....

      Excluir
    3. Pessoal há dois anos em uso do escitaloparm de 20 mg, comecei com 5mg mas tenho melhor resultado com 20mg, recentemente paasei quatro dias sem tomar, a sensação é horrível, senti fraqueza, dores de cabeça, a pressão arterial subiu, voltei há tres dias, mas ainda tenho fraqueza, diarreia, dores de cabeça. Sei que aos poucos estarei melhor e torço para que nós todos que passamos por isso, sejamos fortes e tenhamos nossa saúde de volta, não é nada fácil e sabemos disso.

      Excluir
    4. Tomo escitalopram a 5 anos e foi muito dificil meu organismo se acostumar, já tentei parar 3 vezes mas me sinto muito mal, uma sensação de cérebro tremendo, dor nas pernas terríveis e um pouco de insonia e irritabilidade e voltava a tomar. Mas agora estou indo no médico e no primeiro mês tomava 1 dia sim, outro não, depois ele passou para 1 dia tomar e 2 não agora fazem 15 dias que não estou tomando e estou tendo os mesmos sintomas. Dia 21/11 tenho consulta. Vamos ver o que ele diz. Se retorno com o mesmo ou vai receitar outro.

      Excluir
    5. Conversa com seu psiquiatra se ele pode passar em gotas e vai reduzindo uma gota a cada 10 dias não tenha pressa de parar a medicação quanto mais lento for a redução melhor vai ser!

      Excluir
    6. O lexapro original não dá nenhuma reação…os genéricos todos fazem passar mal…porém o original custa 350 reais ! Mais funciona !

      Excluir
  2. Nossa, pessoal tomei Citalopran e depois Escitalopran durante 4 anos, decidi parar, diminui a dose, porém hoje fazem 3 meses que parei e não aguento ânsia, tontura e crise de ansiedade, cheguei a ficar internado com PA alta devido a ansiedade, alguém passou por isso?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Já passei colega.... teve uma vez que fiquei um ano, superei tranquilamente. mas depois voltei e recentemente quis parar fiquei muito mal. Melhor viver usando medicação do que nao viver.... ou viver mal

      Excluir
    2. Nossa.. colega sério seu comentário me dispertou... estou três dias sem tomar excitalopram...me sinto soneira absurda.. insonia a noite... tremedeira interior.. estava querendo parar por conta própria. Mas vi seu comentário e fiquei com medo... vou voltar a tomar.. porque já sofri demais,, não quero passar por tudo o que passei... tomei fluoxetina 5meses.. ai médico me passou excitalopram.. que tomo a 6 meses... só Deus na causa. Em nossas vidas... misericórdia ... Valeu gostei do seu testemunho de excitalopram .... Jardel Savioto....

      Excluir
    3. Eu também tomo já tentei várias vezes parar mas passo muito mal

      Excluir
    4. Bom dia. Tomei escitalopran durante cerca de 6 ou 7 meses e parei após redução de 20 para 10. Andei mt bem durante cerca de 1 mês. Após este período foi horrível, há quem mencione sensação de morte e é uma realidade. Sensacao de falta de ar e dificuldade em engolir alguém sentiu isto? Voltei há cerca de 1 mês a tomar e estou com 20 mg no entanto não sinto que esteja a ter o sucesso da primeira vez, alg teve esta experiência?

      Excluir
    5. Sei que é errado, mas eu parei por conta. E passei 12 dias querendo morrer. Muita ânsia de vômito, dor de cabeça, sonhos vivídos, vômitos e náuseas. Depois, passei uns dias até bem. Mas agora estou mal de novo, muita tontura e ânsia de vômito. Um cansaço absurdo, além de espasmos musculares. Mas vou ser forte, vou me livrar desse veneno. :(

      Excluir
  3. Olá, eu já havia tomado o oxalato de escitalopram durante 6 meses anteriormente, parei por conta própria pq já estava me sentindo bem, mas aos poucos foi voltando aquela ansiedade. Agora que voltei, por descuido meu de ficar sem uma receita extra, acabei ficando dois dias sem toma-lo mas já voltei, acontece que comecei a ficar muito cansado, diarréia, insônia e pesadelos terríveis, será que a acaba passando já que eu voltei a tomar? devo consultar meu psiquiatra e relatar isso?

    ResponderExcluir
  4. Praga inicial ... durante ótimo praga terminal, tenta tira ... sensação de morte.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. realmente é dificil tirar a medicacao so com ajuda

      Excluir
    2. Meus amigos do clube dos depressivos tenho todos estes isntomas que vcs estão falando já fazem 4 meses que não tomo escitalopram e foço assim seguro o tempo que aguento se tenho algum sintoma tomo meio de 10 mg aí fico mas uns dias sem tomar,agora mesmo estou sofrendo,pois 3 messes em receber fiquei ansioso e tô tôntindo alguns sintomas então tô.ei uma decisão vou orar por vcs e vcs irem por mim e Deus vai nos libertar disso afinal nós não nascemos com esta miseti da doença

      Excluir
  5. Gente tenho consulta somente na quarta feira, porém até lá ficarei 4 dias sem tomar escilex, pois estou sem receita. Com muito medo de passar mal, pq já estou com dor de cabeça. Alguém pode me ajudar ref aos sintomas

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. nossa....procure um medico de emergencia se voce se sentir muito mal, ja aconteceu isso comigo quase fiquei doido

      Excluir
    2. Em casos de mal estar importante, o que é recomendado(com receita) é uma medicação tranquilizante (ex:Rivotril), que faz passar os efeitos rapidamente, até q vc recomponha a medicação usual. É geralmente isso que receitam e aplicam qdo se vai a um PS em estado de crise.

      Excluir
  6. Tomo scitalopran estou tentando parar mas não estou conseguindo pois me da tontura, irritabilidade, falta de ar pensei que eu estava até morrendo depois que descobrir que era a falta do remédio. Estou tomando 5ml 3 em 3 dias mas não consultei minha médica mas já marquei consulta mas só em Fevereiro. Eu aconselho a não pararem de tomar sem consultar um médico pois os sintomas são horríveis.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. muito difícil "desmamar". siga a orientação de seu médico colega

      Excluir
    2. Nossa estou passando por isso. É graças a Deus que encontrei vcs aqui com os seus relatos. Tb estava tomando o scitalopran de 25mg. Fiz o desmame mas tenho tido sintomas terríveis. Já pensei que ia morrer. Fiquei apavorada a noite passada. Sintomas terríveis, nem respirar conseguia direito...

      Excluir
    3. eu pedi para minha medica um rivotril para quando tiver com crises brutas

      Excluir
    4. Meu Deus vendo esses depoimentos estou aflita ,ninguém conseguiu parar com escitalopram ?estou tentando desde outubro meu médico reduziu duas gotas a cada dois meses a 10 dias tenho tido muita tontura zueira no ouvido e instabilidade emocional ,Será que não vou conseguir? estou tentando ,ainda nos dias mais difíceis tomo 3 gotas de rivotril alguém aí conseguiu parar?

      Excluir
    5. eu estou diminuindo já tem uns 3 meses também.... há duas semanas atrás tive uma crise mas agora estou me mantendo firmeeee... diminui de 30 mg para 20mg

      Excluir
    6. Jardel,ontem tive a tontura outra vez ,mas a tarde vai melhorando,estou quase voltando com as 10mg ,minha família é contra eu parar,pois acham que eu não vou aguentar...não sei o que fazer,se não fosse a tontura o resto eu ia levando com rivotrRi se fosse o caso! obrigada por responder

      Excluir
  7. Tomei o espran 10mg por quase 4 meses apos uma crise de pânico e ansiedade. A médica acabou trocando pelo brintellix de 5mg a 1 semana atrás. Porém, tive reações onde cortei o remédio ao meio. Mesmo assim, as reações persistiram. Não sei se for por conta da troca de medicação ou pelo fato de que a dosagem foi menor do que a outra medicação.Então a mesma pediu que eu parasse com a medição. Sinto muita tontura,náuseas e dor na nuca que sobe até a cabeça do lado esquerdo. Pressão geralmente é 10 por 6. Isso é normal mesmo? Pois a dor na cabeça e na nuca é constante.. pode ser muscular? Fazia o uso do Rivotril de 0.25 onde também parei.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. eu imagino que nãohouve quase o desmame, foi quase de imediato. Era melhor ir diminuindo de pouco a pouco, ainda mais com a quantidade de rivotril que voce tomava

      Excluir
  8. tomei oxalato de escitalopram por 8 meses fiz o desmame gradativamente com calma sem pressa e nos primeiros 10 dias ok porem agora tive irritabilidade náuseas e agora uma coisa que esta muito me preocupando uma instabilidade tontura sentado ok mais começa andar sensação que vai cair sera ate quando isso parei já tem 35 dias sem remédio.
    da medo ate de sair na rua sera que vou ter que voltar com o remédio e fazer novo desmame minha dose era de 10 mg ao dia sera que se voltar com 5 mg melhora

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. cara quando eu fiz o desmame do rivotril passei para o escitalopam 10 mg, depois para o 5mg e depois metade do comprimido... isso durou uns 6 meses....mesmo assim um ano depois eu voltei

      Excluir
    2. Boa noite, eu estou retirando o clonazepam (tomava muito, Aprox. 6 anos de uso). Me passaram o esc tbm. Estou tomando 20 mg de esc. E agora estou tomando 1 gota de dia e noite de clonazepam. Hj estou com muita vertigem. Já cheguei a tomar mais de 40 gotas por dia. Foi um ano para chegar até aqui. Mas acho que talvez poderia tomar menos esc. Vou tentar me consultar logo.

      Excluir
    3. E o ideal seria não tomarmos nada, mas já até tentei e voltei... infelizmente

      Excluir
    4. Tomei oxolato de escitalopram por seis meses e fiz o desmame há menos de mês, sinto muita tontura e sono, espero que passe logo...

      Excluir
    5. dificil largar... as vezes nao sao nem os sintomas do desmame, mas nossa ansiedade por estar largando o remedio

      Excluir
  9. Gente estou tomando oxalato de escitalopram. E doranem recentemente meu dente infeccionou e comecei tomar amoxilina . Estou passando mal for no peito falta de ar tenho resistência a antibioticos consultei o médico disse ser por conta da amoxilina e suspendeu . Tomei injecao mas a falta de ar não passa e a fadiga . Ontem e hoje não tomei os antidepressivos estou com medo de ter um infarto

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. nossa ja tomei com amoxilina demorei dois diasa para melhorar... vai com calma, respira, tome agua, tudo vai passar e melhorar colega. Fé

      Excluir
  10. tomo o escitalopram a 5 anos. tenho 20 anos, comecei com 16. quero parar com essa medicação pois ela me causa alguns efeitos colaterais desagradáveis( como perda da libido, desanimo, sonolência, "dormência emocional", falta de concentração etc...) alguém aí já parou mesmo com a medicação?? alguém usou alguma estratégia para aliviar os sintomas de abstinência?? quanto tempo os sintomas de abstinência duraram?? estou perguntando isso é porque eu já tentei parar com a medicação e sofri terríveis sintomas de abstinência como nervosismo, tontura, insônia e alterações de humor, mas por ser muito novo eu ainda tenho esperanças...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. eu parei por um ano, nao tive efeitos colaterais imediatos....mas depois de um ano foi dificil me acalmar e voltar como antes...demorou uns 3 meses para me adaptar

      Excluir
    2. Bom dia meu amigo tou tomando o escitaloram a. 27* dias mais nao tou aguentando os pensamento tive pânico mais mais melhorei muito esses dias mais o pensamento e muito ruim mais vejo q ta melhorando sera q vai passar e vou ficar 💯 % bom.

      Excluir
    3. aguarde colega, voce vai ficar bom sim, nos momentos de desespero eu tomo um rivotril para me acalmar mais

      Excluir
    4. Olá Renan. Pois é você mencionou um sintoma que tive tb tomando escitalopram, no começo me senti muito mal pelo fato de ter pensamentos horríveis, e estou falando de pensamento totalmente ruins, cheguei a pensar que talvez estava com esquizofrenia, mais minha medica entrou com um medicamento chamado CARBONATO DE LÍTIO, e foi a melhor coisa que ela poderia ter associado ao escitalopram, foi como tirar com a mão os meus pensamentos ruim, ao passar dos meses foi retirado o Lítio e fiquei tomando somente o escitalopram, converse com o seu medico e peça pra fazer o exame de Lítio e assim talvez receitar o mesmo pra ti vai ajudar muito nessa fazer. E até o escitalopram começar a fazer efeito o que demora mais pra uns do que pra outros minha medica me receitou frontal pra que me acalmasse e dormisse bem. Hoje estou no meu processo de descontinuação me sinto bem relativamente pois minha dose esta sendo diminuída gradualmente, espero que tudo ocorra bem com vc e com tdos que estão passando por esse longo processo com a medicação.

      Excluir
    5. vcs podem sim deixar de tomar esses ancioliticos, é só associar o tratamento, com a pratica de esporte pelo menos 20minutos por dia, é isso ai suar bastante elimina as toxinas e equilibra os pensamentos. tambem é bom fazer uso da medicina alternativa com um profissional, como acunputura para os diversos sistema do corpo inclusive o sistema nervoso e emocional, dai façam uso de produtos naturais sobre recomendação de um especialista na area para ajudar a elimanar as toxinas e equilibrar as funçôes do celebro. tome banho de mar ,camihar descalços na area da praia é muito bom. Há noite tome um banho morno antes de dormir. façam uma refeição leve como um arros e associaçôes ele estimula a melatonina ovo cozido tambem é muito bomagua com limao em jejum tambem ajuda.consulte um endocrinologista, um neuro, seus problemas podem ser uma questão de hormonios. consulte seu psiquiatra para entrar no periodo da desmema ou seja deixando aos poucos. leiam a biblia estude e medite nela consultando o site jw.org é muito bom. converse com outras pessoas sobre assuntos que edificam , se concentre no que vcs estam fazendo em cada momento. ex no horario de trabalho tenham um bom dia produtivo no horario de lazer viva esse momento se concentre nele. continuem fazendo sempre coisas boas para ajudar outros. esperoter ajudado felicidade para todos .

      Excluir
    6. Muito Bom !!!!! muitas soluções alternativas aos medicamentos !!!!

      Excluir
    7. A imagina se as pessoas com depressão já não sabem que precisam fazer tudo isso?

      Excluir
  11. Entende amigo eu sinto q ta pasando o médico mandou eu tomar mais dois meses o escitalopram nao sei se marco um consulta ou espero os dois meses.

    ResponderExcluir
  12. Manda seu zap ai manoh nos tira duvidas .

    ResponderExcluir
  13. Tomo Escitalopram 10mg de manha ,ha mais de 1 ano,estava me sentindo muito bem,porem, de uns 15 dias pra ca estou sentindo como se nao tivesse tomando,muita irritabilidade,tristeza e muito sentimental...sera q nao esta fazendo efeito mais pra mim?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pode ser apenas uma fase que você está passando colega...ou até baixa serotonina. Também estou pasasndo nessa fase meio ruim. comecei a ler um livro bacana. Atenção plana mindfullness. esta me ajudando

      Excluir
  14. Eu tomei Escitalopram de 20 mg por meses.... depois resolvi parar, fiz o desmame, estava me sentindo bem, mas ai devido a um fato ocorrido, retornei com o remédio, estou sentindo muita anciã de vomito e pouca diarreia e fraqueza..... Será que meu organismo já tinha se desintoxicado e agora é como se começasse do zero novamente, essas reações são normais ? Lembro que da outra vez que tomei por ter iniciado com uma quantidade menor em mg e subido gradativamente, senti alguns efeitos mas não dessa forma como estou sentindo hoje...... o que me diz....

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Poxa colega não sei realmente, pode nem seer os sintomas da falta do remédio e sim ansiedade por ter largado eu acho. Consulte o médico e qualquer coisa nos diga. abraços

      Excluir
  15. Sou psicóloga atendo em meu consultório varias pessoas com ansiedade, fadiga, desanimo dentre outras. Uma terapia bem conduzida ajuda muito. Já estive no lugar de pedir ajuda.... e tive ajuda de uma excelente profissional. Mas , mesmo assim precisei da medicação. Consegui parar e hoje me sinto bem.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Gostaria de saber também como conseguiu parar ? Fiquei dois dias so sem tomar o lexapro e hoje acordei com mal star será que foi isso ?

      Excluir
    2. Gostaria de saber também como conseguiu parar ? Fiquei dois dias so sem tomar o lexapro e hoje acordei com mal star será que foi isso ?

      Excluir
    3. Vi os relatos do pessoal e também sinto várias coisas ruins quando tento tirar por conta própria o escitalopram principalmente uma tontura estranha e instabilidade emocional, mas pelo relato acima percebi que é possível sim, a psicoterapia também ajuda muito. Mas por enquanto, na pandemia, vai ser mais difícil porque aqui onde moro não estão marcando consultas pelo SUS, apenas emergência. Enquanto isso vou usando.

      Excluir
  16. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Você consegue. Saiba que sintomas virão, mas já são esperados. São normais. Tomei Rivotril de 2mg por muito tempo e fiz o desmame em gotas (2mg = 20 gotas). Meu médico recomendou reduzir 1 gota por semana. Foram 20 semanas, mas eu consegui. Tive algumas reações fortes, mas no outro dia passava.

      Agora estou fazendo o desmame do escitalopram. Estou tendo muitas reações, como tontura, ansiedade, irritabilidade, pânico, etc. Tudo isso já era esperado. É isso que temos que falar para nós mesmos. Que o que está acontecendo já era esperado e que, o mais importante, vai passar.

      Reduza o estresse da sua vida, diminua suas responsabilidades, reduza sua auto-cobrança, não tente fazer tudo de uma vez (nem mesmo o seus planos/sonhos), tente focar em uma coisa de cada vez, procure ter pensamentos saudáveis (se policie durante seus pensamentos ruins e corte-os dizendo pra si que eles não são bem-vindos. Procure logo em seguida pensar em algo que rouba sua atenção), não perca a oportunidade de dormir bem, pratique exercícios, procure ocupar seu tempo com coisas boas, etc.

      Aconselho também que durante o desmame faça um acompanhamento com psicologo. Eu fiz uma TCC (terapia cognitiva comportamental).

      E lembre-se de não ter pressa (reduzir a auto-cobrança, lembra?).

      Abraço.

      Excluir
    2. Este comentário foi removido pelo autor.

      Excluir
    3. parabéns para todos... é muito difícil superar essa doença!!!! força, foco e fé !!!!!

      Excluir
    4. que dicas boas RAYRON !!!!! parabéns

      Excluir
    5. Estou sem tomar escitalopran... tomava 1 comprimido... depois metade... e agora parei... estou com sintomas sim... mas vão passar... como o Rayron disse era o esperado... mas vão passar. Ninguém comentou que sente formigamentos, sinto no rosto na região da boca.

      Excluir
  17. Cessei o uso do escitalopram há sete dias e estou de cama devido à intensidade dos sintomas. Tremo muito, às vezes parece uma convulsão. não como há três dias por conta de uma gastrite horrível, toda noite tenho pesadelos vívidos e meu humor está completamente instável, eu estou impulsiva e extremamente sensível. Espero que passe logo :(

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. mas voce cessou com a ajuda de um médico né? é muiito importante.... é muito dificil largar a medicação assim do nada. muito cuidado

      Excluir
  18. Eu tomava Escitalopram de 10mg e resolvi parar de vez, agora sinto dores no corpo constantes. Principalmente mas pernas e costa. Será que isso vai passar ou vou precisar voltar a tomar o Escitalopram?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. você tem que fazer o desmame..... nao pare de uma vez por conta pro´ria

      Excluir
    2. O recomendado é não parar de vez. Mas se já faz algum tempo que parou relaxe, pode ser que você esteja atribuindo tudo que a contece a abstinência do remédio.

      Excluir
    3. Este comentário foi removido pelo autor.

      Excluir
  19. Bom dia pessoal faz um tempo q nao venho aq no blog mais eu estou 87% melhor mais ontem fui no meu psiquiatra e ele mim deu mais receita d escitalopram d dez mg e mais duas caixa d rivoltril sub lingual so q ele mim disse q sem % nao ficamos mais tem q fazer exercício físico fiquei um pouco pra baixo pq. Meu medico so faz escutar nao d motivação vou troca tou otimo mais certa respota do meu medico e foda .vamos fazer um grupo d zap pessoal. Aguardo resposta.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Este comentário foi removido pelo autor.

      Excluir
    2. Entendo. Manoh falta 10 comprimidos d escitalopram para fazer 3 meses q tou tomando ele ai ele mim passou mais dois meses q vai fazer 5 meses tomando o msm tou bem pra vista q tava ansiedade e sindrome d panico e vc manoh como esta quanto tempo passou tomando esses medicamentos tas bem msm 100 %

      Excluir
    3. Ah sabe como é né sempre temos recaída , eu faço tratamento desde 2009 , transtorno de ansiedade , síndrome do pânico e.t.c o meu fiel remedio desde 2009 foi o Rivotril mas estou parando , estou fazendo o desmame graças a Deus estou conseguindo , já o escitalopram não tomo por conta própria , falo pra ele que tomo normal , aí tento controlar meus pensamentos , tento dar umas corridas , penso em coisas boas , ouço músicas que gosto , temos que controlar nossos pensamentos , pensa em Deus , conversa com ele , faça seus pedidos a ele , não sou cristão , só do mundo mais creio muito em Deus , curto rock , ouço e me ajuda a distrair a cabeça. 👍👍👍 Tamos juntos na batalha vamos vencer! Somos fortes!!!!

      Excluir
    4. Manoh manda ai seu zap manoh fica melhor pra nos conversar

      Excluir
    5. Deixa o sei eu add , a gente tinha que fazer um grupo seria bem melhor ..

      Excluir
    6. Pq manoh vc so toma rivoltril pq o q cura e o escitalopram e oq fiquei sabendo preciso d informaçao sua q vc faz tempo q tem isso poriso q pesso seu zap

      Excluir
  20. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  21. Manda o numero vou criar um grupo no zap pessoal assim trocamos experiências boas

    ResponderExcluir
  22. OI MINHA ESPOSA ESTAVA FAZENDO TRATAMENTO PARA A DEPRESSAO E PANICO ESTAVA INDO BEM NO DESMANE . MAS APOS UM MES VIERAM AS CRISES DE PANICO E MEDO DE FICAR SOZINHA PELO QUE ME DISSERAM ELE CAUSA A ABSTINENCIA ELA ESTA VOLTANDO A TOMAR MAS ATE SURGIR EFEITO DA UMA TRISTEZA DE VER NAO SO ELA MAS TODOS QUE SOFREM POR ISSO QUANDO FOR O DESMAME OBSERVAR LOGO PARA NAO ACONTECER O QUE ACONTECEU COM ELA JA E A TERCEIRA VEZ QUE ACONTECE COM ELA PEÇO QUE SE CUIDEM E FIQUEM BEM

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Valeu meu amigo. Vamos ficar bem, o negócio é não se desesperar e seguir conforme nosso corpo pede. 🙏

      Excluir
    2. verdade marcelo.... temos que ir com o acompanhamento médico e na medida do possível....se houver piora é melhor permanecer com a medicação

      Excluir
    3. O desmame do medicamento em questão só deve ser administrado quando há um consenso da terapia e psiquiatra.
      A terapia comportamental e essencial para que não haja tropeços no tratamento e conseqüentemente uma recaida.

      Excluir
  23. Estive lendo os Comentários de Todos aqui!
    E devo dizer que às vezes Pensamos que ninguém passa por esse Tipo de Males que afetam Milhões neste Séc.
    Mas quando vamos ver, existem imensas pessoas assim, infelizmente e por vezes inclusive nós.
    É Importante a Medicação? Concerteza, ainda mais, seguida por um BOM Psiquiatra ou Psicoterapêuta. (Que irá nos auxiliar na Toma dos remédios e nos desmame destes- remédio pra combater Depressão, Ansiedade, Pânico, o que seja... NÃO É pra vida Toda. Minha Médica/ Psicóloga me disse uma vez que, TUDO é pela Força de Vontade. Você tem que QUERER ser Curado, tem que QUERER essa Cura. E pra haver CURA tem que reconhecer que tem o Problema e Tratá-lo com a Maior Brevidade possível, pois o problema de maior parte da População Mundial é achar que Tudo isso é besteira ou frescura.
    Um Infeliz Erro!)
    Porém, uma Terapia a Nível Comportamental também é bastante Importante, pois nos ajuda a Lidar e por vezes a CONHECER o nosso Corpo.

    Todos sabemos que quem comanda os nossos membros do Corpo é o nosso Cérebro.
    E ele (nosso Cérebro) por vezes não tem descanso algum, passamos nossa vida Toda Usando/dando Comandos a ele, por Necessitamos Claro, mas temos de aprender a saber o que devemos ou NÃO guardar Nele.
    Um Esgotamento Nervoso, uma Crise Ansiosa ou um Pânico nada mais é que o Super-Aquecimento de um dos seus Órgãos Mais Importantes. Te dando a dica se que ele PRECISA de descanso!!!

    Precisamos APRENDER que não somos Máquinas.

    Por trás de uma Depressão, Crises de Ansiedade, Ataques de pânico vem sempre alguma repercussão. Qual é a sua???

    -Não respeita seu Sono?
    -Não dá o descanso que o Corpo MERECE?
    -Tem cuidado da sua Saúde Mental, Física, Motora...?
    -Tem dado descanso à sua Mente?!

    Uma coisa que eu vim aprender só agora:

    -A nossa Mente não é tambor de lixo.

    Ela é o Lugar onde estão suas Memórias Todas... Sua Infância, sua Trajetória, suas Batalhas ... Mas, suas VITÓRIAS!

    GUARDE A SUA MENTE, ESTIME ELA!

    SE VALORIZE, VALORIZE A SAÚDE QUE VOCÊ TEM!

    SE TRATE, SEM CUIDE!

    Não coloque Besteira na sua Cabeça, a Palavra de DEUS diz que TUDO PASSA nessa Vida, menos as PALAVRAS DELE!


    Essa Semana Li algo que dizia assim:

    "VOCÊ AINDA NÃO CHEGOU LÁ,
    MAS OLHA O QUANTO VOCÊ CRESCEU!!"

    Essas Experiências têm servido para o nosso Crescimento Diário. Têm sido um Impulso pra Praticarmos a nossa FÉ!

    Serão Testemunhos. Dolorosos? Talvez.
    Mas Testemunhos de Superação!!!
    Não dê Desistência!

    As Pessoas Precisam de Viver e elas Precisam de Aprender isso Olhando pra você, pro seu Testemunho de Vida!!!

    -Afinal, Nós Somos Vencedores!!!

    ResponderExcluir
  24. Também estou tentando me livrar do Citalopram. Alguém sabe se tem algo que ajuda com os sintomas da abstinência? Principalmente o estomago ruim e a tontura?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. colega eu nunca tentei mas vai com calma que você consegue

      tem isso que encontrei

      http://www.ehow.com.br/lidar-sindrome-interrupcao-escitalopram-estrategia_20339/

      Excluir
  25. Ola, faz 5 anos que tomo o escitalopram, já tentei parar algumas vezes, mas sempre acabo voltando, a sensação é horrível de ficar sem, tenho muita dor no peito, dor de cabeça, irritação e vontade de chorar o tempo todo, o jeito é tomar sempre.

    ResponderExcluir
  26. Ola, faz 5 anos que tomo o escitalopram, já tentei parar algumas vezes, mas sempre acabo voltando, a sensação é horrível de ficar sem, tenho muita dor no peito, dor de cabeça, irritação e vontade de chorar o tempo todo, o jeito é tomar sempre.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bom dia Cinara. Não, o jeito é tentar tirar sim. Tenha fé. Lute, seja forte....alguns sintomas de abstinência vão acontecer, mas é assim mesmo. Se ajude com outras coisas para somar ao tratamento. Ocupe sua mente, faça atividades físicas, busque tbm uma acupuntura, isso ajuda. Não desista do desmame. também estou fazendo, sinto algumas coisas, mas estou firme. Não desistirei. Estou controlando minha comida. Controlo tbm os pensamentos buscando lê a bíblia e buscando orar sempre. Faça isso e creia, vc conseguirá. Não deixe ngm fazer vc pensar diferente. Um abraço.

      Excluir
    2. Estou a 20 dias sem o medicamento... Ainda sinto tonturas leves em algum momento do dia... Mas agora vou aguentar... Tomava escitalopram 10mg... Quem me receitou foi minha cardio porém não me orientou sobre o desmame... Agora que parei sigo firme

      Excluir
    3. estou sem o escitalopram ja tenho 7 dias tenho todos esses sintomas , mais não vou desistir vou para , vou sofrer ; vou mais tenho que parar não aguento mais

      Excluir
    4. Estpu sem ha 15 dias, estou bem graças a Deus, mas já tentei inúmeras x sair de remédio psicotrópicos e nunca obtive sucesso, tomo remédio há 22 anos, estou feliz pq sempre com menos de uma semana de abstinência eu voltava a tomar por conta dos efeitos do desmame, eu quero e vou conseguir em nome de Jesus. Só quem tem doenças psicológicas sabe o qto é horrível não controlar nossa mente. Vamos vivendo um dia de cada vez.

      Excluir
  27. Boa noite,
    Em janeiro deste ano iniciei com sertralina, durante 30 dias, me fez muito mal, fiquei uma semana sem remédio, iniciei fevereiro 18 com escitalopram, durante 30 dias, fiquei muito mal, fiz o desmame, prático esportes de segunda a segunda, a 30 dias que eu parei ainda estou com efeitos horríveis, minha cabeça está com um peso frontal, tontura, fraqueza, fiz vários exames e estou saudável , mas a minha cabeça ainda sim continua me trazendo mal estar e desencadeia algo mentroto, algo que deixa o lado tenso de que algo vai acontecer, até porque o sintomas são reais e me joga pra baixo. Então o que eu quero é que este sintomas da minha cabeça passa logo uma vez que eu sei que este sintomas ainda sim é menor do que o sintomas que eu sentia com remédio. Então pergunto , quanto tempo realmente leva está desintoxicação. Hoje sou uma pessoa muito mais consciente , tanto em religião, esporte família, trabalho, mas preciso que este sintomas saia logo, pois está me deixando triste. Obrigado por vocês ajudarem pessoas como agente. Me chamo Lucas e tenho 50 anos.

    ResponderExcluir
  28. Lucas, eu parei também com o Escitalopram. Eu senti inúmeros efeitos colaterais, mas eu achava que estava bem. Mas claro que não estava. Procurei um outro psiquiatra porque comecei a perceber que não estava bem. Hoje estou tomando um outro medicamento que tá me fazendo bem, me deixando mais tranquilo e disposto, sem efeitos colaterais. Sei que não queremos ficar dependendo de remédio, mas as às vezes é necessário. Assim como um hipertenso precisa de remédio pra pressão, uma pessoa muito ansiosa e/ou depressiva precisa de um remédio para regular os neurotransmissores e assim ter uma vida com melhor qualidade. Lógico que esperamos não precisar do medicamento para sempre, mas como qualquer outra doença, precisamos fazer o tratamento correto. Bem, estou contando minha experiência não quer dizer que com você seja igual. Pense bem em como você se sente e veja se você precisa. Desejo melhoras e força sempre. Com Deus nossa batalha já é uma vitória certa. 😊🙏

    ResponderExcluir
  29. Ah, e talvez esses sintomas não seja efeito colateral do escitalopram, mas a necessidade do seu corpo de precisar de algum medicamento. Seria interessante você procurar um profissional. Um abraço e boa sorte. Deus te abençoe.

    ResponderExcluir
  30. Bom BBom dia a. Todos faz tempo q nao venho aq mais alguém sente tremores no corpo .So q o meu sinto muito no peito tomo 10 mg de escitalopram e 0.25 d rivoltril agora ja parei o tratamento por 3 4 dias e depois voltei a tomar faz 4 meses q tomo . esses tremores no peito nas costa nos braços mim iincomoda sera q normal.

    ResponderExcluir
  31. Lucas - 26 anos

    Tomei o Escitalopram 20mg (nome comercial Lexapro ou Cipralex) por 1 ano conforme recomendação do psiquiatra, curou os meus problemas.

    Agora estou há uma semana sem tomar fiz um semi desmame, fui quebrando o comprimido na metade a última semana e mesmo assim estou há uma semana com uma tontura horrível, pensei que não teria problema com abstinência, aquela coisa de "comigo não acontece", mas ta difícil, não penso em voltar a tomar o medicamento pois os outros sintomas não voltaram, mas essa sensação de estar perdendo o equilibrio está complicada, espero que passe, mas pelos comentários que li aqui até me desanimou.

    Abraço a todos.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Lucas siga firme, se necessário, tome uma semana, pare a outra, e vá diminuindo as doses

      Excluir
  32. Eu tomava 5 gotas de reconter ha 6 meses e fui fazendo o desmame gradual nesse último mês. Fiquei muito bem na primeira semana. Agora, entrando na segunda semana tenho tido umas sensações estranhas na cabeça e me enquadro exatamente nessas descrições sensação de o cérebro estar tremendo. "Algumas pessoas descreveram esse último sintoma como a sensação de luzes estroboscópicas estarem pulsando dentro de seus cérebros."
    Isso demora a passar? Estou na TPM e confesso que estou com receio de voltar a estaca zero.

    ResponderExcluir
  33. Muito difícil mesmo, da muita tontura , falta de concentração e choro. Mas tenho fé que vai passar. Se alguém jã superou isso , coloque sua opinião para dar animo a nos que estamos tentando. Me senti bem lendo os comentários , e sempre muito bom compartilhar as dores com outras pessoas.

    ResponderExcluir
  34. que bom, que eu tenha encontrado pessoas com os mesmo sintomas, comecei a tomar excilex 10 mg , onde tomava 5mg ( comprimido cortado ao meio). tomei por 4 meses e parei por conta própria, depois de um mês os sintomas voltaram. voltei ao médico, e ele pediu para iniciar novamente e dessa vez, deveria ser por 6 meses. também com o comprimido cortado ao meio. E assim estou fazendo , já tomei 4,5 meses, e espero que eu consiga realmente através do desmame . ele já adiantou, que depois será meio do meio. até ser dia sim dia não. Mas, percebi que alguns sintomas da ansiedade , mesmo tomando Excilex , parece que voltou, tenho uma certa fadiga, dor no estomago, dor na nuca, e uma leve, bem leve sonolência. Meu Deus que sensação horrivel.

    ResponderExcluir
  35. Que bom que encontrei boas explicação. Estou começando a ficar preocupada. Quando fiz o desmame do escitalopram na última semana quando a dose era 2 gotas dia sim 2 não, comecei a ter a sensação de cérebro chacoalhar, durava cerca de um segundo mas bem forte. Após três semanas, passou. Fiquei 2 semanas sem sentir e faz 5 dias que voltou, bem mais leve, durando 1 segundo cada vez que dá, quase sempre no final do dia. Será ainda abstinência ou devo me preocupar. Meu médico toda dúvida que a gente vai tirar, tem que ser em consulta. Pagar quase 500 reais agora, não consigo.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sempre que tenho emoções fortes, que mexem em algo cknigo, eu começo a sentir tudo girar e acho que é essa mesma sensacao da cabeça chacoalhando como você falou. Atualmente tomo outro medicamento, então não sei dizer se essa tontura pode ser abstinência do medicamento. De qualquer forma vamos esperar mais pessoas compartilharem se sentem algo parecido.

      Excluir
  36. Na verdade, não sinto tontura ou vertigem. Também não está ligada a emoção. Dá do nada. Tenho sensações DE 1 segundo cada como se fosse um choque sem dor, uma tremidinha. Essa sensação não altera absolutamente nada minha coordenação ou atenção, ou ao menos dá dor. Só essa sensação tremida mesmo. Chacoalhadinha ou vibração. Obrigada pela resposta.

    ResponderExcluir
  37. Gente, tenho 38 anos e aos 24 anos tive a minha primeira crise de pânico. Tomei frontal xr por quatro anos juntamente com antidepressivos (por vezes lexapro, outras vezes sertralina) . Em 2010, desmamei do ansiolítico e fiquei somente ombro o antidepressivo. Desde 2014 tomo somente o genérico do lexapro. Me avaliando bem em janeiro de 2018 fiz o desmame gradual e tranquilo. Mas agora em junho tive que fazer uma viagem de treinamento de um novo trabalho que assumi e passei muito mal. Cheguei de viagem sexta passada,e no domingo recomecei o oxalato de escitalopram . Segunda agora fui num clínico geral pois não consegui marcar o psiquiatra e ele me deu a receita de aprazolam 0.5 e de oxalato de escitwlopreceber 10mg. Olha, tá horrível os sintomas, sinto agonia no meu corpo todo e parece que minha cabeça fica dormente, até um do meus ouvidos sinto tampado. Acordei com agonia nessa última madrugada e acabei tomando o aprazolam ,foi o que me fez dormir. Mas acordei já ansiosa. Gente, é muito horrível e deprime a gente.

    ResponderExcluir
  38. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  39. A falta do remédio causa fadiga , muito cansaco ao subir escadas ?

    ResponderExcluir
  40. Tive uma crise de ansiedade em Março deste ano, que originou-se após a morte de meu pai... Nunca tive uma crise ou algo semelhante antes, também nunca imaginei que isso poderia acontecer comigo.
    Inicialmente fui num hospital, me tremia muito e a cabeça estava a mil! Um médico geral me encaminhou para um psiquiatra...
    Comecei a fazer o uso do Oxalato Escitalopram, nos primeiros dias com dose de 5mg, após três dias subi para 10mg. Com 45 dias usando diariamente o remédio, ainda estava sentindo efeitos colaterais (Ansiedade, tontura, boca ressecada, vômito, entre outros...).
    Sei que é errado, porém por decisão própria comecei a descontinuar o tratamento(Na minha cabeça não fazia sentido depender de algo que nunca precisei antes).
    Comecei aos poucos, primeiramente diminuí para 5mg diários, por questão de uma 1 ou 2 semanas. Após passei para dia sim, dia não... depois dia sim e dois não... e hoje estou 4 semanas sem tomar(às vezes sinto umas dores de cabeça, como se fosse um pisca-pisca...). Trabalhei muito minha mente, pensamentos positivos me ajudaram muito. Visitar lugares diferentes, fazer coisas diferentes também foram essencial. Remover de vez da cabeça que algo estava errado comigo.

    Apesar de ter descontinuado o uso por conta própria, indico realizarem este procedimento com acompanhamento médico(cada um reage diferente d'outro). A ida em psicólogo também pode ajudar muito nesta etapa.

    Pensamentos positivos! ;)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O médico quando prescreveu o escitalopran disse o remédio ou uma atividade rotineira... optei pelo remédio... mas agora não quero mais.

      Excluir
  41. Gente, depois de ler toda a secção de comentários venho deixar o meu contributo pessoal que é um pouco mais animador do que tudo o que li até agora..
    Comecei a tomar citalopram depois de crises de pânico ha 6 anos atras, tendo posteriormente mudado para o escitalopram. Essa medicação acompanhou-me durante vários anos. Tentei um primeiro desmame por conta própria mas sofri de sintomas de irritabilidade, instabilidade emocional, pesadelos e mais ansiedade - o que me fez voltar a tomar a medicação. Mas esse primeiro desmame ensinou-me a não cometer os mesmos erros no meu principal objetivo que era deixar a medicação. Desta vez voltei a fazer o desmame por conta própria: um desmame muito mais longo e ponderado: de um comprimido passei para meio (durante vários meses) e depois passei a tomar meio dia sim/ dia não (durante cerca de 2/3 meses), só depois deixei de tomar!
    Neste momento estou há cerca de 3 meses sem medicação e sem sintomas severos. Claro que há dias que me sinto mais em baixo ou mais ansiosa mas nada que não seja superado.
    Conheço um caso proximo de outra pessoa que ultrapassou totalmente o desmame depois de anos a tomar escitalopram - essa pessoa foi a minha inspiração - sempre me disse que depois de superar o desmame me ia sentir mais eu própria (vocês sabem o que isto é, aquela pessoa que eramos antes de passar por estes problemas, voltar a ver o mundo sem aquela nuvem na cabeça provocada pela toma de qualquet tipo de medicação).
    Por isso: força e foco a todos! Não há nada que nao consigamos alcançar se focarmos a nossa mente nisso.
    Não ia comentar, mas sinto que um testemunho de alguém que está a conseguir superar pode fazer toda a diferença na mente de quem está a tentar fazer o mesmo! Eu gostava de ter lido testemunhos positivos na altura em que comecei o meu desmame, mas infelizmente só li coisas negativas q me fizeram ficar com medo e com dúvidas de mim própria e do momento em que me visse sem a medicação. Felizmente consegui, com o desmame consciente e longo sinto-me bem e cada dia sou mais eu própria outra vez!
    Não desistam e pensamento SEMPRE positivo pois a nossa mente pode ser a nossa pior inimiga e criar obstáculos e sintomas que não precisam existir

    ResponderExcluir
  42. Estou tomando escitalopram há quatro anos, nos três primeiros anos 20 mg, agora 10 mg, vou passar a tomar metade do comprimido.Preciso me equilibrar sem a medicação, quero restabelecer minha libido, minha alegria.Sinto que estou anestesiado, mas não posso negar que este medicamento salvou meu casamento.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É muito importante sabermos nos cuidar, nos conhecer e saber que em determinado momento da vida precisamos de uma ajuda para restabelecer o nosso equilíbrio. Atualmente parei com o Escitalopram e estou tomando o Deller de manhã e Quetros a noite. Estou bem melhor, conseguindo me concentrar nos estudos e nas demais atividades. Sabe, quando lemos testemunhos assim sabemos que podemos também um momento parar com os medicamentos. Força pra todos e fiquem fortes e firmes.

      Excluir
  43. Descobri a depressão em 1998, desde então já me tratei com sertralina depois parei de tomar por conta própria foi muito ruim, ai fui novamente ao médico e ele me receitou a paroxetina que tomei por um tempo e parei mas a depressão voltou, tive que voltar a tomar, mas nunca consegui controlar meus impulsos de raiva quando me deparo com situações de pressão, em algum momento eu explodia e alterava a vós e discutia por nada, perdi vários empregos por causa disto, hoje depois da ultima crise estou tomando, donaren retard para dormir melhor e oxcarbazepina para controlar estes impulsos, o medico me tirou o escitalopram, mas me sito angustiado e parece que meu cérebro esta frouxo na cabeça e por minha conta até ir ao médico hoje voltei a tomar o remédio que ele mandou parar, para ver se isto passa.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Roberto. Muito bom seu depoimento e sua força de vontade para combater essa doença. Muito importante isso. Nunca desistirmos. Siga as orientações do seu médico e explique tudo o que você sente até você poder se adaptar a um medicamento que você se sinta bem. abraços

      Excluir
  44. Boa noite! Fiz o uso de escitalopram a um tempo atrás, parei por conta própria... Me senti bem por um bom tempo... Agora meses tive crise de ansiedade e panicp medo, fui a neurologista ele me passou Donaren mais de trinta dias de uso nada resolveu... A vinte dias mais ou menos venho sentindo falta de ar resolvi por conta própria voltar a tomar o escitalopram... Fui ao clínico ele me passou para usar esctalopram de 20mg. Tomo 10 mg de manhã 10mg a noite. Fui no cardiologista está tudo normal gracgr a Deus.. mais a falta de ar continua... A ansiedade causa tanta falta de ar assim?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sempre tem que ter cuidado para parar com a medicação. Normalmente estamos perfeitos quando fazemos os exames, mas continuamos com esse medo. estou indo numa psicologa que me ajuda muito

      entre no nosso grupo.

      https://chat.whatsapp.com/EmcOiZ15nBS28eCysUCfbi

      Excluir
  45. Nossa... eu estou a 5 dias sem escitalopran... depois de 4 anos de uso... meu médico substituiu pelo bupropiona.
    Mas ainda sim.. tô sentindo os efeitos... irritabilidade... choro... agressividade... uns estalos na cabeça..
    Não é fácil... Mas faz parte né?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Força colega. lembrando que é recomendável sempre seguir o que o médico diz, mas os sintomas são realmente muito grandes

      Excluir
  46. Gente li praticamente todos os comentários e não vi ninguém dizer q alterou o apetite usei o exitalopram por uns três meses, fazia uso antes da bupropiona, e o exitalopram me fez muito bem no início senti náuseas terríveis mas passou quando comecei a tomar com as refeições, só q depois de um mês começou a me dar uma fome algo terrível engordei cinco quilos em dois meses, comecei fazer uso da bupropiona junto mas mesmo assim não foi suficiente pra parar a ansiedade de ficar comendo,tudo q visse era como uma vassoura, kkk fui parando devagar e agora parei de vez nao volto a tomar de jeito nenhum, estou só com a bup dois comprimidos por dia, ele acalma a ansiedade mas a depressão continua, estou com tonturas, enjoos, cansaço,desanimo, e uma pressao forte na cabeça, não posso me agitar pq daí fico pior deve ser a falta desse bendito remédio né??, Eu não tinha ideia q fosse para falta dele , mas agora lendo os comentários, tenho quase certeza q sim.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. eu vou começar talvez no proximo mes diminuir as doses rezo muito para conseguir

      Excluir
  47. tomei o ecitalopran durante 3 meses e parei,os sintomas voltaram...dor de estômago,no peito,cansaço...o médico me receitou.por.mais.2 meses e disse q não pode parar de repente...fiz tantos exames achando e é físico e nada...faz uma semana q voltei a tomar...pratico atividade física..mas o remédio ajuda..pois os sintomas são mto ruins.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. dizem que o escitalopram é uma das piores medicações para acabar... força

      Excluir
  48. Retirei meus dois medicamentos de uma hora pra outra. Estava cansada de ficar dependente e mesmo sabendo q teria os sintomas de abstinência fiz isso. Era reconter de 20mg e frontal de 0,5. O pior na minha opinião até agora são as tonturas, mas ja apareceram náuseas, dores de cabeça e muito sono. Estou fazendo um tratamento homeopático agora só. Ja tem 1 semana que parei com os outros e a sensação é que as tonturas só aumentam. Pedi ao meu neurologista algum remédio paralelo somente pra amenizar as tonturas, mas ele não me passou ainda. Espero melhorar logo e me ver livre de qualquer medicação.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Nossa que bom colega. devo começar o desmame no proximo ano. espero conseguir

      Excluir
  49. Bom dia.
    Tomei escitalopran durante cerca de 6 ou 7 meses e parei após redução de 20 para 10. Andei mt bem durante cerca de 1 mês.

    Após este período foi horrível, há quem mencione sensação de morte e é uma realidade. Sensacao de falta de ar e dificuldade em engolir alguém sentiu isto?

    Voltei há cerca de 1 mês a tomar e estou com 20 mg no entanto não sinto que esteja a ter o sucesso da primeira vez, alg teve esta experiência?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. eu tive quando tentei parar da primeira vez, agora vou começar com a ajuda do psiquiatra.. mas so no proximo ano... morro de medo

      Excluir
  50. Olá,

    Tomei o citalopram por quase 8 anos. Tomava pra ansiedade.
    Parei há cerca de 2 meses. No começo foi tranquilo, alguns sintomas leves do rebote (tonturas, coceiras, etc). Mas de 1 semana pra cá, parece estar voltando tudo.
    Muita ansiedade, muita tristeza, angústia, vontade de chorar e até pensamentos suicidas.
    Pra ajudar, minha médica não atende mais na clinica (mudou-se de cidade) e consegui agenda na clinica só pro fim de janeiro de 2019!
    Ainda possuo 1 caixa de citalopram, mas estou resistindo pra não voltar. É difícil!

    Alguém sabe se esses sintomas fazem parte do processo de re estabilização cerebral?

    Devo segurar essa barra e não voltar ao remédio ou voltar?

    No geral, minha vida se resume em antes e depois do citalopram, pois pra mim foi maravilhoso. me ajudou MUITO!

    Só tenho medo de ter que voltar ao remédio e ter que usar pro resto de minha vida.



    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Nossa colega, procure um especialista.... melhor viver com remédios, mesmo sendo ruim, do que viver tendo todos estes sintomas de ansiedade. as vezes voce passa a tomá-lo apenas em quantidades mínimas.

      Excluir
  51. Quando comecei a tomar foi uma maravilha todos os sintomas negativos desapareceram e me senti mais forte. Mas estou a 3 dias sem tomar e todos os sintomas voltaram ansiedade, vontade de nao sair da cama, chorando sem motivos. meus marido acho que e psicológico que eatou com medo pq estpu sem tomar.Sera?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. pelo que ja lemos ai, não é psicológico apenas, tem sim efeitos colaterais

      Excluir
  52. Li a maioria dos comentários e vejo que o cenário é pouco animador. Alguém que tome esta medicação há anos e tenha conseguido parar com sucesso???

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. passei para 20mg, não tive nenhum problema de passar de 30mg para 20mg, até agora. Graças a Deus

      Excluir
    2. Eu sempre fui muito ansioso com medo e fobias, ja nao tomava medicaçao a muito tempo e decidi tomar por conta do medico de familia receitou me escitalopram tomei uma semana e fiquei com sintomas horriveis tipo dormencias nos braços cansaço os efeitos colaterais e deixei logo.
      Agora ja passou mais que um mes os sintomas nao desapareceram e de 3 dias para sinto como se fosse infartar, muitas dormências dores nas costas ansiedade estrema e tremores ja fui ao psiquiatra mas nao sei o que faça mais e um mau estar generalizado

      Excluir
    3. Poxa colega acho que são dois problemas do escitalopram, quando começa e quando termina.... mas prefiro tomar do que viver mal.

      Excluir
    4. pois e muito complicado so penso que vai me dar algo ruim agora o psiquiatra receitou me outros medicamentos o dogmatil e durmyrox e tomo xanax para ver se me aguento e tramado.
      mas valeu pela resposta obrigado

      Excluir
  53. Tomo a medicação desde 01/2015,sentia despersonalização,tontura com sensação de cair, alteraçao de frequência cardíaca e pressao após desenvolver ansiedade devido estresse, estou em desmame não tenho sentido absolutamente nada, minha vida está andando, quando paramos de focar os sintomas e vencemos nossos desafios, nossa vida produzindo tudo dá certo.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ola Bruna

      Obrigado pla resposta. Extremamente interessante e positiva a sua resposta fico muito contente.
      Há quanto tempo está a fazer o desmame? Está sem medicamento já?
      Quanto tomava é quanto toma de momento?

      Excluir
    2. Nossa que relato bacana !!! estou ai na luta, sai de 30mg, dois meses já em 20mg, no 1 mes me senti um pouco agitado demais, mas consegui superar....vamos ver se vai diminuir um pouco ou vai manter

      Excluir
    3. Tomava 20mg de escitalopram e alprazolam, hoje nao faço mais uso de alprazolam ha 1 ano , hoje uso 10 mg de escitalopram, nao sinto nada, estou excelente.

      Excluir
    4. Que bom !!! voce pretende acabar com ele de vez?

      Excluir
  54. Pessoal, boa noite. Iniciei meu tratamento com Exudos hoje e ele tem esse escitalopram, tô morrendo de medo de tomar...e de nunca mais conseguir parar. Por favor, alguém conseguiu parar? Sei que todos tiveram reações ao parar, mas alguém depois de um tempo ficou sem reação e seguiu uma vida normal? Eu tô morrendo de medo gente, já chorei horrores aqui...nao sei o que faço, pq ao mesmo tempo que tenho medo de tomar... Tenho medo de não tomar.
    Minha terapeuta acha que sou distimica, porém a psiquiatra acha que é depressao moderada com baixa auto estima, ela deu o Exudos dizendo que é fraco e não vicia. Alguém toma essa medicação para me dizer mais sobre? Obrigada e desde já desejo sorte e força a todos que estão nesta situação. 😢

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Amigo. Essa sua pergunta é muito boa. Também gostaria de saber se alguém que tomou o farmaco conseguiu efectivamente parar sem ter de voltar a toma

      Alguém com essa experiência ?!

      Excluir
    2. Olá, eu comecei tomar o escitalopram há 6 anos. Já tentei parar duas vezes de tomar, inclusive faz 5 meses q estou sem, mas já vou ter que voltar porque quando eu paro as crises de ansiedade sempre voltam com muito mais força. Então Me aconselho a quem ainda não iniciou com a medicação, que tente outras técnicas antes, como exercícios físicos, meditação, acupuntura, sei lá, mas para mim depois que comecei a tomar o remédio foi um caminho sem volta, já vi que vou ter que tomar pro resto da vida.

      Excluir
    3. Poxa, estou diminuindo, passei de 30 para 20mg, e na proxima consulta será 15...., difícil demais, mas melhor viver com medicação do que com medo da ansiedade...

      Excluir
  55. Olá, pessoal! A melhor alternativa que encontrei para me livrar do ESCITALOPRAM foi procurar ajuda com medicamentos PHYTOCANNABINOIDS (CDB)
    Luz e paz a todos _/\_

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. bacana hein, nova abordagem... vou ver se faço um post sobre isso

      Excluir
  56. Olá amigos!!!
    Escitalopram com vários nomes dos laboratórios fabricantes... Estive com depressão severa, após consulta psiquiatra, fui receitado a tomar escitalopram 15mg. Após a terceira semana tomando, o que estava muito ruim ficou péssimo, mas por insistência médica aguentei 8 semanas, muitos efeitos colaterais e tive que abandonar o tramento. Não sabia que o pior estava por vir com abstinência...Os sintômas foram tão intensos que acabei sendo internado em uma clínica psiquiátrica por 26 dias. Tenho certeza que conheci parte das maldições do inférno... Após três meses da suspensão do escitalopram ainda sinto muitos sintomas como ansiedade, agitação, falta de ar, e outras....minha vida ficou pior que a própria depressão Isso que afirmam que não vicia. Aqueles que estão iniciando pensem e estudem alternativas. Para aqueles que pretendem ou são obrigados parar definitivamente como eu, posso afirmar que a guerra é longa e as batalhas diárias insertas e dolorosas.
    Embora cansado de aguentar tanto tormênto, continuo vivo...me apagando na troca da medicação bupropipna e nas arestas da fé....Após entrar nesta a máfia dos laboratórios criaram a medicação ideal. Quase impossível de ser removida de seu organismo...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Gelson excelente comentário. Continuo a apelar a todos os membros que partilhem as suas histórias. E mantendo a minha pergunta de sempre.
      Alguém que tenha tomado durante anos conseguiu parar completamente ?

      Excluir
    2. Bacana seu comentário Gelson, a nossa luta é diária. Espero que Deus lhe dê forças suficientes para você vencer esse desafio

      Excluir
  57. Já tentei parar por conta própria várias vezes. Muitas vezes esquecia de tomar e lembrava quando os sintomas da abstinência já estavam começando. São horríveis, inexplicáveis. Pra mim o pior é a sensação de cabeça pesada (de não conseguir sustentar a cabeça no corpo), mas já estou a 7 dias sem tomar, e creio que vou conseguir. Parei por conta própria, tomava o Escitalopran de 20mg. Vou conseguir, tenho fé que esses sintomas malditos logo irão passar!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. OK Fernanda

      Excelente ver essa confiança. É esse o espírito é esse o caminho.
      Vá partilhando como vai o processo
      Abraço

      Excluir
  58. Tive uma crise de ansiedadepor conta de uma cirurgia que teria que fazer e o medico me receitou bromazepan . Tarja preta.
    Tomei somente 20 dias e depois da cirurgia parei. Uma semana depois comecaram os efeitos da abstinência. Fiquri igual a um cracudo . Todos os sintomas mais graves que o remédio proporcionava eu senti .
    Fui ao psiquiatra e ele me receitou escitalopran 10 mg . Consequi me livrar do tarja preta . Tentei parar com o escitalopran e nao consegui ainda. Espero melhorar em breve , pois o que passei nak desejo a meu pior inimigo.

    ResponderExcluir
  59. Pelo que testemunhei aqui o ESCITALOPRAM deveria ser proibido. Quase ningurn consegue se livrar da medicação. Isto é o que a indústria farmacêutica sempre desejou. O "desmame" e tão ruim e penoso que a maiorem admite continico para não sofrer. Eu estou passando mais momentos para me livrar dessa droga, mas eu a deixarei porque não é justo ser controlado desta forma. No fundo muitas pessoas aqui trocaram um medo por outro. Eu não sabia que este remédio tinha está característica, se soubesse jamais teria sido iniciado o tratamento.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. te entendo colega, realmente parece que o desmame é muito difícil, mas aos poucos estou diminuindo a dosagem

      Excluir
    2. Eu tomo oxalato de escitalopram ha 4 anos e resolvi parar abruptamente.Resultado:Cefaléia, sensação de choques leves no corpo e na cabeça, tontura, diarréia e muitos altos e baixos emocionais.Comptri duas caixas hj para tomar dia sim, dia não e assim sucessivamente até parar.Horrível os sintomas da abstinência.Ninguém merece isso.

      Excluir
  60. Gente, tomo antidepressivos há anos...sempre me sinto mal...melhora um sintoma, piora outro...vejo a minha vida passando sem viver....em meio a várias tentativas em agosto de 2018 conheci uma terapeuta....alguém enviada por Deus para me auxiliar na terra....de lá pra cá a terapia tem sido o meu maior progresso....não atribuo melhora aos medicamentos...mas a terapia...o que tenho feito: mudar atitudes....respirar
    .... evitar o que me agita... pensar em soluções para os problemas que me levam a deprimir...a ansiedade.... não tem remédio que cure a depressão... apenas nos dopam por um tempo....parece frase feita....mas só melhoramos conversando... dizendo ao outro o que gostamos e o que nao gostamos...sendo nós mesmos...exigindo e dando respeito...caminhada ao ar livre.... arte ... terapia de grupo... precisamos evoluir... mudar posturas...


    ResponderExcluir
  61. Passei por vários medicamentos até ficar no exodus... Passei por período bem complicado tomando Exodus de manhã lorazepam para dormir e alprazolam qnd crise viesse forte tenho crise ansiedade generalizada e do pânico, bom comecei a fazer terapia TB adoro e me ajuda mto e não estava gostando da pessoa q me tornei com o remédio por mais q me estabiliza sem crises eu fiquei apatica sem libido e meio fria a tudo, não me reconhecia e decide para com medicação de uma vez! Por ser corrente no sangue cada dosagem parei de uma vez e esperei dar algo e bater de frente com isso e ver quem vencia, hj faz 15 dias sem lorazepam e sem Exodus uso escitalopram só em dias extremos que me dá tremedeira e coração acelerado mais tô aguentando firme sem medicação e terapia ajuda mto outra coisa q me ajuda mto é fazer todo dias antes de dormir e de manhã qnd acordo exercício com som binaural tem disponível no YouTube ajuda demais TB procurem saber respeito o link é esse que faço https://youtu.be/um96OwntwDk e TB tomando de manhã magnésio quilatado e antes dormi triptofano link desse q compro junto e esse moço falando respeito https://youtu.be/Wchp5P2hEf8 , bom tenho feito isso e tem dado certo até momento e divido com vcs essas dicas!

    ResponderExcluir
  62. Eu comecei a uns 2 meses com escitalopram de 10mg e como não aconteceu nada comecei com 15mg. No começo não tinha vontade de nada, só queria ficar em casa. Depois com 15mg tudo mudou. A irritação passou, as crises de pânico também, porém a queda de cabelo também. Amanhã tenho consulta com a minha médica só pra dizer que não vou voltar mais. Não é a primeira vez que ela me dá um remédio que faz eu ficar sem cabelos. Eu estava me recuperando do topiramato que ela me deu em novembro18 e agora em fevereiro ela me dá esse escitalopram e tudo que eu consegui fazer meu cabelo voltar a crescer, ela derrubou. Pior do que parar de tomar paroxetina e fluoxetina, acredito que não tenha.

    ResponderExcluir
  63. Boa noite pessoal, eu tomei escitalipran por 4 meses e decidi parar de usar o medicamento por conta própria, fazem 6 dias que parei de tomar, não está sendo nada fácil, em 3 dias sem o remédio, tive muita tontura, dor de cabeça, diarreia e náuseas, mas eu não vou desistir..nada vai me derrubar, não quero ficar dependente de antidepressivos para o resto da vida!! Só quero passar pra vocês que não é fácil, que dá medo, mas vai com medo mesmo porque vai passar, é só uma turbulência em nossas vidas!! Não desistam por favor, vocês são mais fortes que isso! Estamos juntos nessa!! Vamos vencer essa batalha sem medo!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Parabéns colega, também estou tentanto parar, agora uso apenas 10mg, antes eram 30mg

      Excluir
  64. Oi pessoal,
    Sou cadeirante, casada há vinte e cinco anos. Tomo Escitalopran a quase sete anos e comecei a tomar devido à ansiedade e crise do pânico.
    Foi muito bom para mim, por que eu já não conseguia sair para trabalhar. O trabalho, para mim, sempre foi o mais importante. Não me arrependo de ter iniciado o tratamento. Tentei parar de tomar com a ajuda do meu psiquiatra mas não consegui.
    Os sintomas eram muito ruins.
    Decidi continuar tomando e seguindo com a vida. Às vezes incomoda saber que sou dependente, mas procuro não ficar pensando nisso.
    No momento estou tomando 5mg de escitalopran e 25mg de trazodona que está me devolvendo a libido, estou feliz assim. Abraços!

    ResponderExcluir
  65. Estou com depressão refratária á três anos, fizemos várias tentativas vários medicamentos, até por último o escitalopram. Tomei por sete meses, a depressão aliviou, mas tive efeitos colaterais graves, aumento da próstata, dificuldade com sistema urinário, disfunção sexual, sono diurno....Optamos para retirar e introduzir Trazadona, um antidepressivo considerado atípico. Fizemos uma redução gradual de 4 semanas no escitalopram, Já na segunda semana começou os sintomas da abstinência que após 6 semanas tem se intensificado muito... choques na cabeça, dor de cabeça, sudorese, fadiga, insônia, tremor, palpitação, dificuldade de respirar, angústia, tristeza, medo de não melhorar, ansiedade generalizada... sintomas piores de quando iniciei o tratamento. Expliquei para psiquiatra, mas informou que não pode ser abstinência após 6 semanas, mas retorno da depressão. Eu penso que é sim abstinência e adaptação do novo medicamento... mas é uma situação muito difícil de conviver... fiquei um traste humano... infelizmente nem ao trabalho consigo ir...viver assim está se tornando insuportável

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Colega eu ja diminui bastante a minha medicação. Hoje tomo 10mg de escitalopram. Vivo Bem. As vezes é melhor continuar com a medicação

      Excluir
  66. Alguém no desmame do escitalopram sentiu sintomas de gripe,dor no corpo, diarréia, garganta inflamada?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. eu.. apos 3 dias . com 1/2 dose. me deu catarro e nariz entupido, depois seco e dificuldade de dormir . corpo mole . em tempo de covid fico tenso

      Excluir
  67. Começei a toma metade do comprimido do escitalopram de 10mg Depois começei tomar o de 10 eu melhorei sendo que já parei 2 vezes por conta própria passei quase um ano bem e ou trás vez fiquei tendo ansiedade agora voltei a toma o de 10mg faz 46 dias mas ainda não mim sinto MT bem não vou fazer o tratamento durante um ano mas não fui pra o piciquiatra não voltei a toma o msm qu ele passou de 10mg agora espera melhorar e deus abençoa pra que eu mim livre desse mal fiquem bem pessoal

    ResponderExcluir
  68. Olá pessoal, que triste todas essas histórias de sintomas de abstinência, eu também estou sofrendo. Estou há 2 meses sem o escitalopram que tanto me fazia bem, mas o médico achou melhor trocar pelo Bupropiona, assim de vereda como dizem. Mas só Deus pra me manter de pé: tudo me irrita, perco a paciência do nada e tenho vontade de matar alguém, quando me toco do que estou pensando, quero morrer!! Choro por nada, não durmo, não me concentro no trabalho, tenho um nó constante na garganta, minhas unhas já eram, me falta o ar, sentimentos de aflição, desespero e não vejo esperança nenhuma pra mim, tive uma torcicolo terrível por toda essa tensão no corpo. Vou implorar ao meu médico para voltar ao ESC.
    Desejo de coração que Deus cuide de todos vocês meus amigos!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Colega eu já desisti pedi para retornar o remedio. 10mg, vivo muito bem, de vez em quando da uma ansiedade, mas tranquilo. Força e Fé!!!!

      Excluir
  69. Tomei o escitalopram de 20 mg por 3 anos e estou conseguindo fazer o desmami tranquilamente, tomei 4 semanas o de 10 mg e agora já estou em 5 mg ,vou ficar mais um mês assim e depois vou tomar 5 mg dia sim outro não durante 15 dias e só assim encerrar. Tive alguns sintomas leves, um pouco de dor de cabeça, mas estou me exercitando também, ajuda demais, se cuidar espiritualmente também ajuda ,se não, vamos ficar presos a essas medicações a vida toda.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Estou a 6 meses sem tomar. Acredite, os efeitos de abstinência não somem e vão voltar. Sinto zumbido até hoje que não para por nada. É o pior medicamento que existe na face da terra. Já fiz de tudo, exercícios, musico terapia e 1000000 de coisas. Volta tudo e fica pra sempre

      Excluir
  70. Eu tomo esse remédio a 7 mês melhorei muito tava pensando e desmama mais com esses comentários fiquei foi comedo porque uma recaído e pior então e melhor tomar o remédio e viver de que não tomar e passar mal.mais gente pessoal nois termo um Deus todo poderoso que pode nois ajuda vamos ora vamos unir nossa fé que Deus pode tudo ele cura porque essa doença e esperitual porque isso esses remédios não cura somente Deus eu creio nele e um dia vou conta meu testemunho que Deus me curou ele é Deus do impossível

    ResponderExcluir
  71. Esse remédio, o excitalopram, é um verdade inferno. Difícil de começar, os sintomas são horríveis é muito pior tentar tirar. Já tentei umas 5 vezes, fico bem uns 7 dias, depois volta o pânico, a irritabilidade. Sinto que estou presa a ele para sempre. É muito triste. Tomava o de 20 mg, passei a tomar o de 10 mg, tds os dias. Gostaria de diminuir para 5 mg, mas sinto muito medo das reações e depois de ter que começar td denovo.

    ResponderExcluir
  72. Pessoal, boa noite. Vou contar um pouquinho da minha experiência com o escitalopram. Durante o último semestre do meu mestrado eu estava com uma estafa mental, um esgotamento físico e mental na verdade e o psiquiatra me receitou esse medicamento com o nome de deciprax de 10mg para tomar por 2 meses. Muito bem, eu comprei 30 comprimidos e comecei a tomar. Não tive efeitos colaterais quando estava tomando, ao contrário, eu me sentia super bem, a serotonina realmente estava em alta no meu cérebro. Ainda antes do remédio acabar eu decidi que não tomaria durante os outros 30 dias e, portanto, quando acabou a primeira caixa eu não comprei mais e parei por conta própria. Muito bem, passei dois dias bem e no terceiro dia comecei a sentir os sintomas da descontinuação do medicamento. Eu não fazia ideia de que havia isso porque eu nunca tinha tomado remédio controlado e o médico disse que ele não viciava. Mas levou dias pra eu me dar conta de que os sintomas que estava tendo eram desse "desmame" do remédio e isso porque só tomei por 30 dias e era o de 10mg. Fiz até uma tomografia da cabeça porque eu sentia uma cefaleia intensa demais, uma pressão na cabeça como se estivessem apertando demais. Além disse, senti muitas náuseas, tontura, enjoo, não conseguia comer. Achei que era o início de uma enxaqueca, mas nada do que eu tomava melhorou. Quando percebi que poderia ser do remédio fui pesquisar e cheguei a essa constatação, de que realmente eram sintomas da descontinuação. Então, hoje faz 10 dias que estou sem tomar o deciprax e melhorei das náuseas, enjoo e vômito, ainda sinto dores de cabeça mas bem menos intensas do que nos primeiros dias. Eu gostaria de dizer aqui que sei que muitas pessoas precisam do medicamento para ficarem bem e sou solidária a todos. Para aqueles que querem deixar de tomar esse remédio, procurem o médico porque se você toma a bastante tempo pode ter sintomas muito intensos e graves. No meu caso foram apenas 30 dias e eu considero um nível alto das dores de cabeça que senti, então busquem auxílio médico e fiquei firmes, procurem fazer atividades físicas, meditação, acunputura, não é certo sermos felizes à base de remédio, mas entendo que às vezes é necessário. Um abraço pra vocês.

    ResponderExcluir
  73. Olá Pessoal! Incrível, tomo escitalopram 20mg a uns quatro ou cinco meses. Tenho um problema não muito comum chamado Nesidioblastose pos bypass (nome chic né), trata -se de sequela de uma cirurgia de ulcera no duodeno que fiz a mais de 25 anos atras. Essa sequela me leva a hipoglicemias fortíssimas que chegam a convulsões horríveis (já tive 5 vezes). Pois bem, como fico apavorado com qualquer sinal que me remeta as essas crises, tenho muita ansiedade, ou seja, sofro de véspera. Por isso, alem de vários outros cuidados com dieta... consultei um psiquiatra que me receitou o escitalopran. Hoje as 11:30 estava eu colocando minhas compras no caixa da verdureira e tudo começou a girar, como sempre, larguei tudo e corri até meu carro para medir minha glicemia, mas a crise parecia ser das "bravas" então puxei meu sache de glicose que tenho sempre no bolso e o bebi mesmo antes de mediar a glicemia. Com toda pressa do mundo, enquanto engolia a glicose, fui medir a glicemia e para minha surpresa estava ótima, 101. Mas a tontura não passava, com muito trabalho consegui me acalmar, pagar minhas compras e chegar em minha casa, almocei, descansei um pouco e me preparei para voltar ao trabalho, sempre com um mal estar desgraçado.. - minha empresa fica próximo a minha casa, uns 5 minutos de carro - no meio do caminho, outra crise parecida, atravessei o carro sobre uma calçada, tomei um sache de glicose mas parecia não fazer efeito, então já apavorado abri uma lata de Coca-cola quente que sempre tenho por perto e a mesma "explodiu" dentro do carro, (pensem numa caca) bebi uns goles assim mesmo e com muita dificuldade medi minha glicemia (enquanto isso um cara me xingava pq eu estava atrapalhando sua entrada em um estacionamento) resultado da medição 98. Com certeza havia algo errado, duas crises sem motivo? Como sempre faço, comecei a relembrar minhas atitudes para saber o que fiz de errado. Conseguem imaginar o que era? Eu estava a três dias sem tomar o bendito escitalopran.. Obviamente devo ter confundido os sintomas e meu descontrole causou todo esse estresse. Enfim, voltei a tomar o danado e vamos ver o que acontecerá.. Um abraço e muita saúde para todos.

    ResponderExcluir
  74. Procurem o livro vencendo a síndrome do Pânico sem medicamentos de Delfino mendes. Leiam e entenderão como viver bem sem remédios

    ResponderExcluir
  75. Não tomem este veneno!!!!!!!!!!!!!!!! Não cura nada!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!! É pior que cigarros

    ResponderExcluir
  76. Tomei excitalopram e alprazolan por 8 meses, por conta de ansiedade, o pior que emagreci 14 kilos e resolvi parar por conta propria faz 4 dias q estou sem. DoDormindo bem e me sentindo joia.
    Sera q pode vir abstinência ainda ?

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

Lexapro ou Escitalopram

5HTP - HIDROXITRIPTOFANO - pílulas da felicidade