5HTP - HIDROXITRIPTOFANO - pílulas da felicidade

Eu passei a tomar 5HTP após fazer os exames de lítio endógeno e serotonina, como disse antes, o lítio estava muito alto e a serotonina baixa. Este medicamento você faz em qualquer farmácia de manipulação. E produzindo mais serotonina você fica mais alegre hehehe!!!!

Abaixo alguns sites que falam sobre o 5HTP.

Eu tomo até hoje, o médico me acompanha e para mim não teve nenhum efeito colateral.


WIKIPEDIA

https://pt.wikipedia.org/wiki/5-hidroxitriptofano

5-hidroxitriptofano ou resumidamente, 5-HTP é um medicamentome aminoácido natural, que tem ação semelhante ao triptofano, que é um precursor do neurotransmissor serotonina, proporcionando sensação de bem estar. A falta de serotonina pode causar no organismo uma série de problemas tais como: instabilidade emocional, insônia, ansiedade e vontade exagerada de comer
O uso de 5HTP + antidepressivos pode causar sindrome serotoninérgica, uma condição grave. A síndrome serotoninérgica apresenta-se como uma tríade de sintomas: mudança do status mental, anormalidades neuromusculares e hiperatividade autonômica

BOA FORMA
http://mdemulher.abril.com.br/dieta/boa-forma/5htp-a-pilula-poderosa
O 5HTP sai da corrente sanguínea mais facilmente em direção ao cérebro, onde aumenta a síntese da serotonina no sistema nervoso central”, afirma Wilson Rondó Júnior, clínico-geral especialista em terapia ortomolecular, de São Paulo. Níveis elevados de serotonina contribuem para garantir prazer e melhorar o humor.
Extraído do Griffonia simplicifolia, legume originário do oeste da África, o 5HTP não é exatamente uma novidade. Há 30 anos é estudado em vários países. No Japão, uma pesquisa da Universidade de Kobe revelou que a substância dá uma leve tapeada na fome. Apesar de ter sido feita em ratinhos, acredita-se que acontece o mesmo em humanos. “O 5HTP favorece a liberação da leptina, hormônio da saciedade.

PLANTAS MEDICINAIS
http://www.plantasmedicinaisefitoterapia.com/5-htp-5htp.html

MUNDO DA BOA FORMA
http://www.mundoboaforma.com.br/5-htp-para-que-serve-beneficios-efeitos-colaterais-e-como-tomar/

Para que serve o 5-HTP e quais os seus benefícios?

Uma vez que é um precursor da serotonina e melatonina, o 5-HTP pode ser utilizado para alcançar todos os resultados de uma melhora nos níveis desses neurotransmissores como redução da ansiedade, melhora no ânimo e disposição, redução da fome, regulação do sono, entre outros.
Veremos a seguir quais os benefícios do 5-HTP:

1) Perda de peso

Estudos em humanos têm associado a suplementação com 5-HTP a uma ajuda na perda de peso. Os cientistas acreditam que o 5-HTP pode levar a uma maior saciedade após as refeições, fazendo com que comam menos e consumam menos calorias.
Em dois estudos, pessoas que tomaram 5-HTP perderam mais peso do que pessoas tomando placebo, estando ou não em uma dieta. Ainda que os resultados sejam discretos, indicam que o 5-HTP pode ser um auxiliar no processo de emagrecimento, porém vale sempre lembrar que um plano alimentar adequado e exercícios devem estar sempre presentes caso seu desejo seja uma perda de peso saudável.

2) Insônia

Estudos mostraram que pessoas tomando 5-HTP conseguem dormir mais rapidamente, ter um sono mais profundo e dormir por mais tempo do que pessoas que tomaram placebo. O efeito é melhor quando associado à ingestão de ácido gama-aminobutírico (GABA).
A dose de 5-HTP recomendada para insônia é de 200 a 400 mg e os efeitos podem aparecer apenas após algumas semanas de suplementação adequada.

3) Ansiedade

Apesar de os resultados dos estudos sobre os efeitos do 5-HTP sobre a ansiedade ainda não serem conclusivos, existem evidências de que ele pode ajudar os pacientes que sofrem com esse doença.
A administração do extrato das sementes de G. simplicifolia diretamente a ratos exerceu efeitos ansiolíticos contra o estresse gerado pela exposição dos animais a determinados testes.
Estudos em humanos mostraram ainda que o 5-HTP protege contra ataques de pânico em indivíduos saudáveis, quando comparados ao placebo.
Em crianças com terror noturno, a administração de 2mg de 5-HTP por quilo por dia, no horário de dormir levou a uma redução de 50% nas ocorrências do distúrbio.

4) Depressão

Os benefícios da serotonina no tratamento da depressão já são bastante conhecidos e muitos dos medicamentos utilizados envolvem uma ação direta sobre o aumento nos níveis desse neurotransmissor.
Uma vez que o 5-HTP é um precursor da serotonina, acreditou-se que poderia também ser auxiliar no tratamento da depressão. Estudos ainda estão em andamento, mas já indicam que tem alguma ação nos casos de depressão leve a moderada, entretanto mais pesquisas com maior duração e mais voluntários são necessárias.

5) Fibromialgia

A fibromialgia é uma doença caracterizada por dor em músculos, tendões e ligamentos, sendo uma condição crônica e generalizada. A ingestão de 5-HTP parece ser um auxílio no tratamento da doença, reduzindo os sintomas como dor, insônia, fadiga, ansiedade e rigidez matinal.
Esse resultado não ocorre em todas as pessoas portadoras de fibromialgia e mais estudos são necessários para uma conclusão mais assertiva sobre o assunto.

6) Enxaquecas e dores de cabeça

Os estudos são divergentes sobre a ação de 5-HTP no tratamento sobre dores de cabeça e enxaqueca. Enquanto alguns mostraram que a substância é capaz de reduzir os sintomas, outras não encontraram associação positiva.
Investigações mais profundas são necessárias.

Quais os possíveis efeitos colaterais e cuidados ao tomar 5-HTP?

5-HTP em geral pode ser considerado seguro quando ingerido via oral. Entretanto, alguns riscos estão associados ao seu consumo, veja quais são na sequência:
  • Ocorrência da Síndrome de Eosinofilia-Mialgia, caracterizada por sensibilidade muscular e alterações nas células sanguíneas, uma condição grave. Acredita-se que esse efeito adverso foi causado por contaminantes em alguns suplementos de 5-HTP, ou outros fatores. Desde a década de 90 não foram mais reportados casos, porém nada foi completamente provado. Portanto, deve-se ter cautela nesse aspecto e sempre estar sob supervisão médica quando consumir o suplemento. Pacientes que já sejam portadores de eosinofilia não devem fazer uso de 5-HTP;
  • Efeitos possíveis incluem problemas musculares, fadiga, queimação, dor estomacal, náusea, vômito, diarreia, distúrbios sexuais, sonolência, suprimir o sangramento menstrual, agitação, euforia, agressividade, ansiedade, gases e muitos outros. Suspenda o uso e consulte um médico caso esses sintomas se manifestem;
  • Há registros de ocorrência de convulsões em portadores de Síndrome de Down que consumiram 5-HTP por longo período, chegando a 15% de incidência.
  • Grávidas e Lactantes não devem fazer uso de 5-HTP, pode não ser seguro.
  • Medicamentos aplicados durante cirurgia podem alterar os níveis de serotonina, assim antes de uma cirurgia, não é recomendado ingerir 5-HTP por pelo menos duas semanas, sob risco de elevar muito os níveis desse neurotransmissor com graves consequências.
  • 5-HTP pode interagir diretamente com alguns medicamentos, causando sérios riscos. Alguns são: antidepressivos tricíclicos, inibidores da MAO, inibidores da recaptação de serotonina e outros que interfiram nesse neurotransmissor, pois também aumentam níveis de serotonina; medicamentos que reduzem a pressão sanguínea, pois o 5-HTP também pode reduzi-la; além de medicamentos para o câncer, antipsicóticos, anticonvulsivantes, anti-inflamatórios, medicamentos contra o colesterol e muitos outros;
  • Pode acontecer alergia ou hipersensibilidade ao 5-HTP, os sintomas são coceira, erupção cutânea, falta de ar, etc;
  • Pacientes com esquizofrenia e outras distúrbios mentais devem utilizar com bastante cautela ou evitar o uso, pois os sintomas podem ser piorados;
  • Pacientes com distúrbios que causam convulsões devem utilizar com cuidado pois há risco de desencadear convulsões;
  • Pessoas utilizando medicamentos que causam depressão do sistema nervoso central, como por exemplo benzodiazepínicos e barbituratos, devem ter atenção, principalmente se operarem máquinas ou dirigirem, pois podem aumentar a sedação e sonolência;
  • Pacientes com Doença de Parkinson fazendo tratamento com inibidores da descarboxilase, devem utilizar 5-HTP com bastante cautela;
  • Pessoas com bradicardia devem ter supervisão médica caso queiram utilizar 5-HTP;
  • Há registros de tentativas de suicídio após consumo de 5-HTP, pessoas com pensamentos suicidas não devem fazer uso da substância.
  • O uso concomitante à droga ilícita ecstasy pode piorar os seus efeitos adversos;
  • Crianças não devem consumir 5-HTP;
  • Pacientes com encefalopatia mitocondrial também não devem ingerir 5-HTP;
  • Caso faça uso de outros suplementos, fitoterápicos,       produtos naturais e medicamentos, informe o seu médico antes de utilizar 5-HTP;
  • Pacientes diabéticos também devem consultar seu médico antes de qualquer consumo de 5-HTP;
  • Portadores de doenças hepáticas não devem ingerir 5-HTP.
Como você pode ver a lista de efeitos colaterais e restrições ao 5-HTP é grande. Nunca inicie o tratamento sem um acompanhamento de um profissional de saúde.

Comentários

  1. Meu nome é Tamara, tomo depakote desde janeiro e escitalopram a 1 mês , mas não tenho visto melhoras . Será que não deu tempo de fazer efeito ainda ? ou pq nao adianta mesmo?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. E ainda não tive diagnostico nenhum. Só fiz um eletroencefalograma , que deu grau 2

      Excluir
    2. um mes era para ter alguma melhora sim, mas as vezes é porque voce ainda esta tao traumatizada com a ansiedade que aos poucos voce vai melhorar. boa sorte

      Excluir
  2. Boa noite amigos estava tomando esc 5 mg a 28 dias depois tomei 10 mg a 40 dias estava me sentindo meio ruim ainda ansiedade falta de ar fadiga fui a médica ela aumentou p 15 mg 5 dias e depois para aumentar p 20 mg e Rivotril 0.5 de 12 em 12 horas hoje faz 10 dias k estou tomando de 20 mg ainda continuo com fadiga falta de ar dor no peito meio ansioso p conversar com amigos santo um aperto no peito tenho certeza k vai melhorar mi passou 4 caxas de 20 mg alguém já passou por isso desse medo praticamente estou a um tempo aumentando as doses de 5 P10 p15 Ágora 20 tudo bem k e apenas 10 dias será k esse mesmo o tempo alguém mi da uma dica por favor fiquem com DEUS e um bom NATAL a todos obrigado

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Poxa colega que pena você estar passando por isso tudo. Mas eu mesmo demorei muito a me acostumar com os remédios, sentia muito sono, ânsia de vômito, vontade de morrer mesmo, mas aos poucos fui melhorando. acho que pelo menos uns 5 meses para ter um pouco de confiança. vá com calma, pense em Deus e devargar você irá melhorar!!!!

      Excluir
    2. Obrigado Jardel o problema é ter k trabalhar com esses sintomas sou comerciante já está fraco mi sinto ansioso essa falta de ar k mi da pigarro a constantes mas vamos levando até a hora k der se Deus quiser vai dar certo e ele quer Deus abençoe a todos bom ano novo

      Excluir
    3. Imagina... sou policial já sofri demais com ansiedade

      Excluir
    4. Estava pesquizando aqui encontrei essa pagina Deus me tocou pra estar orando por voces.
      Se possivel me manda noticias de como voces estao. Quero orar por voces. Deus abençoe

      Excluir
  3. Feliz ano novo a todos DEUS abençoe todos que venha 2018 com muita saúde um abraço a todos

    ResponderExcluir
  4. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  5. Boa tarde!!! Eu estou a 17° dia, mas como são sofridos esses sintomas......

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Este comentário foi removido pelo autor.

      Excluir
    2. Este comentário foi removido pelo autor.

      Excluir
    3. Oi Cristiane estou um pouco melhor mas mas ainda com sintomas dias bem dias mau amanhã vai fazer 29 dias mais ainda tenho falta de ar e pigarros mas tenho fé k vai melhorar tenha fé também abraço a todos

      Excluir
  6. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  7. Boa noite a todos que todos estejam melhor eu estou a 52 dias tomando esc 20 mg não tomei mais o Rivotril faz uns 14 dias estou com uma picos de ansiedade mais quando dirijo o carro mas quando paro logo passa de vez em quando mi dá uma falta de ar logo mudo o pensamento e logo passa o mesmo com os pigarros nem ligo mais vamos ter fé logo tudo isso passará tenha ainda mais 38 dias pela frente até voltar ao médico se DEUS quiser vou está 100% estou 70% ainda falta pouco graças a DEUS acreditem isso vai passar e difícil os primeiros meses estou desde novembro tomando esc comecei com 5mg depois 10 depois 15 e agora 20 calma e fé no pai que nunca nos abandonara um abraço a todos que DEUS acalme o coração de cada um e cubra todos com suas bênçãos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que bom Relato Wederson !!!!! Nesse momento estão acontecendo tantas coisas na minha vida que também estou tendo uns picos de ansiedade, já ate marquei o méidco para amanha. Com Deus do Nosso Lado tudo dará certo.

      Excluir
  8. Oi Jardel... tudo bem?
    Ainda faz tratamento pra depressão e ansiedade?!

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

Como lidar com a abstinência do Escitalopram

Lexapro ou Escitalopram