Boca seca, palpitações e medo de ficar louco podem ser sinais de ansiedade

Boca seca, palpitações e medo de ficar louco podem ser sinais de ansiedade


Uma das emoções mais comuns é a ansiedade. “Ansiedade é vida.Todo mundo tem ansiedade, uns mais outros menos”, conforme explicou o psiquiatra Luiz Alberto Hetem, autor do livro A Grande Obra Como Identificar e o que Fazer com o orgulho, a inveja, a raiva e a culpa, durante bate-papo no R7.

“A ansiedade é definida como sendo sentimento desagradável, apesar daquela vontade que temos daquela coisa chegar rápido”. Essa emoção se mostra por manifestações físicas e psicológicas: “boa seca, tensão muscular, palpitações, transpiração excessiva, tonturas e zumbidos”.  Entre as psicológicas estão a apreensão, desassossego, medo de ficar louco, insônia, sensação de falta de dor, prejuízo de concentração.
Controle de ansiedade é perfeitamente possível de ser feita, mas existe uma técnica simples que é “respirar fundo, uma ou duas vezes”. Na opinião do médico, o ansioso tem desempenho melhor, pois ele “se preocupa mais, se prepara mais para enfrentar o dia”.
Emoções X sentimentos

Durante bate-papo, o especialista explicou que emoção é uma reação complexa a um estímulo para que haja resposta eficaz, adequada ao sistema, pode ser interno ou interno (lembrança) ativação mental, cerebral e faz isso se lembrar a comportamento que seja adequado aquele momento.  
De acordo dom Hetem, as emoções básicas são alegria, tristeza, raiva, medo, asco e surpresa. “Elas são muito comuns, são praticamente inerentes ao ser humano, explicou o especialista. “A medida que vamos evoluindo, crescendo e com o ganho de consciência de si mesmo, de cultura, de valores vão surgindo emoções mais complexas, com a orgulho, inveja, admiração, culpa, por exemplo”.
A diferença entre sentimento e emoção é que a primeira é consciente. “Emoções acontecem em um plano inconsciente. “Quando a pessoas percebe o que está acontecendo, ela transformou a emoção em sentimento”, diz Hetem.
Ele ainda explicou que as emoções são normais, porém, quando “passam desapercebidas, quando muito presentes, quando muito intensas, quando fazem parte de um transtorno mental” precisam de atenção.



http://noticias.r7.com/saude/boca-seca-palpitacoes-e-medo-de-ficar-louco-podem-ser-sinais-de-ansiedade-17062017

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Como lidar com a abstinência do Escitalopram

Lexapro ou Escitalopram

5HTP - HIDROXITRIPTOFANO - pílulas da felicidade