Serotonina, qual a importância para o sua vida ?
Olá colegas ansiosos de plantão!
Desejo a vocês um excelente dia sem preocupação nenhuma, sem pensamentos acelerados e tranquilidade total. Precisamos mesmo disso.
Para quem acompanha o blog, pôde ler que houve um post em que eu encontrei um excelente médico, Doutor Tarcisio Pimentel, que antes de me receitar qualquer medicamento, pediu que eu fizesse diversos exames, entre eles o de serotonina e o de lítio endógeno.
Para fazer estes exames, eu tive que fazer uma dieta bem restritiva, por uma semana se me recordo bem.
O resultado do exame, que fiz no laboratório SABIN, mostrou que a quantidade de serotonina no meu organismo era 10 vezes abaixo do normal, e que o de lítio era 100 vezes acima do normal, que deveria no caso do lítio ser próximo de 0.
E por isso eu complemento a deficiência em serotonina com o 5HTP. Tema que conversamos ontem.
Mas para que serve a serotonina? O que ela influência em nossa vida e em doenças como a TAG, estresse e depressão?
Tema do nosso dia de hoje.
1 - Conceito
2 - Funções
3 - Sintomas quando a serotonina está baixa
4 - Alimentos que aumentam a serotonina
5 - Como aumentar a serotonina naturalmente
SEROTONINA:
Wikipédia:
https://pt.m.wikipedia.org/wiki/Serotonina
A serotonina ou 5-hidroxitriptamina (5-HT) é uma monoamina envolvida na comunicação entre neurônios.
Esta comunicação é fundamental para a percepção e avaliação do meio e para a capacidade de resposta aos estímulos ambientais.
Diversos fármacos que controlam a ação da serotonina como neurotransmissor são atualmente utilizados, ou estão sendo testados, em patologias como a ansiedade, depressão, obesidade,enxaqueca e esquizofrenia, entre outras.
Em geral, os indivíduos deprimidos têm níveis baixos de serotonina no sistema nervoso central. Alimentos como banana, tomate,chocolate e vinho são ricos no precursor da serotonina, o triptofano.
O triptofano é o aminoácido sintetizado para criar a serotonina através de sucessivas hidroxilações no anel aromático e descarboxilações. Sem este precursor não é possível sintetizar serotonina suficiente.
Observe então que por isso o 5HTP é importante para sintetizarmos serotonina suficiente.
Site: Minha vida
Conheça sete funções da serotonina no organismo:
Ela regula sono, humor, apetite e ainda ajuda a combater a enxaqueca.
SONO - A serotonina é responsável pelo estado de vigília de nosso cérebro, ou seja, ela que nos deixa em alerta. Para que uma pessoa tenha um sono adequado, ela age de duas formas diferentes. A princípio, regula a primeira fase do sono, chamada de "sono lento".
HUMOR - A depressão não significa, exatamente, a falta de serotonina em nosso organismo. A crença talvez tenha vindo da efetividade da ação de antidepressivos que aumentam a disponibilidade do neurotransmissor no cérebro. A neurologista Dalva Lucia Poyares explica que, na verdade, o que acontece em casos de depressão, ansiedade e outros distúrbios afetivos, é que a transmissão de serotonina não está tão efetiva quanto deveria.
"Alguns antidepressivos atuam inibindo seletivamente a recaptação da serotonina, aumentando dessa forma a quantidade dela nos espaços entre os neurônios, facilitando a neurotransmissão. Isso faz com que a pessoa tenha o seu humor melhorado, diminuindo também a ansiedade e irritabilidade", pormenoriza o neurologista Roberto Godoy, do Hospital Beneficência Portuguesa de São Paulo. "O remédio não vai fazer produzir serotonina, ele vai fazer com que ela não seja degradada. Ele funciona como inibidor da recaptação", completa a neurologista Rosa Hasan.
ENXAQUECA - Hoje, uma das chaves do tratamento da enxaqueca está na serotonina. Os remédios usados para tratar as dores - geralmente antidepressivos - influem nos receptores da serotonina, diminuindo a sua recaptação. Com isso, a disponibilidade do neurotransmissor aumenta e, com ela, a disposição do indivíduo. Mais disposto, as dores aliviam.
SACIEDADE - A relação entre saciedade e serotonina acontece em nosso hipotálamo. Em níveis normais de transmissão, o indivíduo se alimenta normalmente. No entanto, lembra o neurologista Leandro Cruz, pessoas com transmissão abaixo da média acabam abusando de doces e massas para se sentirem satisfeitas. Perceba que isso acontece com frequência em pessoas que declaram estar tristes, estado também ligado à transmissão ineficiente
ATIVIDADE SEXUAL - Embora muitos o chamem de "neurotransmissor do prazer", em excesso, a serotonina atrapalha o desempenho sexual. Segundo o neurologista Leandro Cruz, essa relação acontece no hipotálamo. Quando há transmissão intensa, a libido cai, chegando a interferir no orgasmo de ambos os sexos.
TPM - Existe a hipótese de que os sintomas da TPM também estejam ligados à baixa transmissão de serotonina em nosso cérebro. Segundo o neurologista Roberto Godoy, além dos sintomas clássicos de irritação, existe, ainda, uma relação da serotonina com as cólicas. É ela a responsável por contraturas uterinas, ou seja, espasmos, que podem causar as indesejáveis cólicas e dores da TPM. "Entre as várias formas de tratar-se a TPM, medicações que regularizam o nível de serotonina também podem ser usadas", arremata.
Site: Tua Saúde:
Sinais de que a serotonina está baixa:
- Mau humor de manhã
- Sonolência durante o dia
- inibição do desejo sexual
- Vontade de comer doces
- Comer a toda hora
- Dificuldade no aprendizado
- Distúrbios de memória e de concentração
- Irritabilidade
Alimentos para aumentar a serotonina:
Alguns alimentos ricos em triptofano, que servem para aumentar a produção de serotonina no organismo, são:
- Chocolate preto
- Vinho tinto
- Banana
- Abacaxi
- Tomate
- Carnes magras
- Leite e seus derivados
- Cereais integrais
- Castanha do Pará
Site - Mundo da boa forma:
Como aumentar a serotonina naturalmente?
Carboidratos
Numa refeição rica em carboidratos o corpo começará a liberar insulina. Nesse caso, o triptofano permanecerá na corrente sanguínea em níveis bastante elevados, por essa razão, a probabilidade de chegar ao cérebro é bem maior, então o nível de serotonina se elevará. Por isso, as pessoas com baixos níveis de serotonina, tendem a atacar todos os doces que vêem pela frente. O único problema é que o consumo de carboidratos também eleva o peso.
Exercícios
O exercício é outra dica de como aumentar a serotonina, pois melhora o humor e a disposição. Estudos da Universidade do Texas mostram que os exercícios regulares, por aproximadamente 40 minutos diários, ajudam a melhorar o humor, podendo ser um tratamento tão eficaz quanto medicamentos antidepressivos.
A exposição à luz
Também ajuda a aumentar a serotonina. Obviamente, estamos falando da luz natural, do Sol. Algumas pessoas sofrem de depressão sazonal, ou seja, nos meses frios e cinzentos. Elas costumam fazer tratamentos que induzem à luz solar. Uma evidência científica a essa informação está no cérebro humano post-mortem, onde os níveis de serotonina são mais elevados em pessoas que morreram no verão do que no inverno.
Dieta
O outro fator é a dieta, principalmente devido ao triptofano, que faz a serotonina aumentar no cérebro de seres humanos e de animais. Os alimentos com maiores índices de triptofano? Castanha do pará, nozes, chocolate amargo, banana, abacaxi, abacate, batata, ervilhas, etc.
Meditação
Segundo estudos das universidades de Stanford e Columbia, as pessoas quando meditam inibem a produção de cortisol e adrenalina, que são os hormônios do estresse, ao mesmo tempo que a produção de serotonina aumenta. Estudos comprovam que quem medita tem menor risco de depressão, portanto, a meditação deverá fazer parte de uma rotina diária.
Prazer e alegria
Praticar atividades que tragam prazer e alegria: dançar, viajar, fazer artesanato, andar, passear, pintar, tricotar, ler, conversar, enfim, faça coisas que lhe estimulem e revigorem
Comentários
Postar um comentário