Quer reduzir seu nível de ansiedade? A neurociência tem uma playlist perfeita para você
http://epocanegocios.globo.com/Vida/noticia/2016/11/quer-reduzir-seu-nivel-de-ansiedade-neurociencia-tem-uma-playlist-perfeita-para-voce.html
e acordo com estudo, é possível reduzir a ansiedade em até 65% ouvindo Adele, Coldplay e Mozart
Os mais estressados sabem que para manter a ansiedade sob controle, vale yoga, corrida, dicas de alimentação e conversas com amigos. Agora, um estudo aponta que ouvir certas músicas é batata para relaxar,como reportou Melanie Curtin, colaboradora da Inc.
De acordo com David Lewis-Hodgson do Mindlab International, autor principal do estudo, foram testadas várias canções, mas uma em especial conseguiu induzir o maior grau de relaxamento.A pesquisa conduzida por neurocientistas do Reino Unido mostrou que, ao tentar fazer com que os participantes resolvessem quebra-cabeças, o nível de estresse começava a subir. Ao serem expostos a determinadas músicas, os cientistas perceberam que o nível de atividade do cérebro, assim como a resposta fisiológica – batidas do coração, pressão sanguínea e respiração – baixava consideravelmente.
Ao ouvir “Weightless”, o nível de ansiedade chegou a cair 65% - com uma redução de 35% na leitura fisiológica.
Para a equipe de Lewis-Hodgson, isso é impressionante, ainda mais por considerar que a música foi produzida para ter esse efeito nas pessoas. O grupo autor de “Weightless”, Marconi Union, criou a canção em parceria com especialistas em musicoterapia. Ao construir com cuidado harmonia, melodia e ritmo, o resultado sonoro atingiu o objetivo de baixar o batimento cardíaco, reduzir a pressão sanguínea e baixar níveis do hormônio cortisol, responsável pelo estresse no nosso corpo.
“A música [‘Weigthless’] foi tão efetiva, que muitas mulheres que participavam da pesquisa chegaram a ficar sonolentas”, diz David Lewis-Hodgson. “Então, eu não aconselharia a ouvir essa música ao volante”.
As terapias sonoras se popularizaram como uma forma de relaxamento. Durante séculos, culturas indígenas usaram música para aumentar o bem estar e melhorar sua saúde. Estudos já comprovaram os males que o estresse pode causar no ser humano, ao aumentar as chances de desenvolvimento de doenças cardíacas, obesidade, depressão, problemas gastrointestinais, etc. Uma pesquisa recente feita em conjunto entre as universidades de Harvard e Stanford mostrou que o estresse decorrente do trabalho causa mais mortes do que diabetes, Alzheimer ou gripe aviária.
Ao testar algumas músicas para agir diretamente sobre o sistema nervoso, a pesquisa aponta um caminho bem menos doloroso – e, convenhamos, bem mais divertido, do que tratamentos a base de remédios. Ouvir música para relaxar é fácil e barato. E oferece um “repouso” para os ‘pings’ e ‘dings’ de aplicativos, mensagens de texto e reuniões.
Confira o playlist montado pelos neurocientistas para relaxar:
1. "Weightless" - Marconi Union
2. "Electra" - Airstream
3. "Mellomaniac (Chill Out Mix)" - DJ Shah
4. "Watermark" - Enya
5. "Strawberry Swing" - Coldplay
6. "Please Don't Go" - Barcelona
7. "Pure Shores" - All Saints
8. "Someone Like You" - Adele
9. "Canzonetta Sull'aria" - Mozart
10. "We Can Fly" - Rue du Soleil (Café Del Mar)
2. "Electra" - Airstream
3. "Mellomaniac (Chill Out Mix)" - DJ Shah
4. "Watermark" - Enya
5. "Strawberry Swing" - Coldplay
6. "Please Don't Go" - Barcelona
7. "Pure Shores" - All Saints
8. "Someone Like You" - Adele
9. "Canzonetta Sull'aria" - Mozart
10. "We Can Fly" - Rue du Soleil (Café Del Mar)
Comentários
Postar um comentário