Ansiedade: uma ligação entre o transtorno e as pessoas que moram na periferia
http://br.blastingnews.com/sociedade-opiniao/2017/02/ansiedade-uma-ligacao-entre-o-transtorno-e-as-pessoas-que-moram-na-periferia-001453391.html
m paralelo entre ansiedade e as pessoas que sofrem violência nas periferias
Hoje em dia vemos muitas pessoas com patologias de diversos tipos, falaremos um pouco sobre a #Ansiedade e como ela pode aparecer em uma pessoa que mora em uma periferia, usando de base o ambiente em que vivem.
Primeiro devemos distinguir o que é a ansiedade normal do ser e a ansiedade quando se torna patologia:
- O que é ansiedade?
Resumidamente a ansiedade é um transtorno psicológico que pode gerar um medo irracional de algo, seja ele real ou não. Ela pode causar mais de 200 sintomas, entre eles, os mais frequentes são: falta de ar, uma grande vontade de sair do local ou fugir, dores no peito, pensamentos acelerados, entre outros. Podendo se agravar e gerando até ataques de pânico, agorafobia, despersonalização e muito mais.
- Ligação entre periferia e ansiedade
Sabemos que a #Violência é um dos maiores fatores na periferia, vemos, diariamente, pessoas sendo alvos de balas perdidas, assaltos, preconceito e até da opressão. A ansiedade pode ser desencadeada por muitos fatores, a perda de um ente querido pode ser um fator determinante para que a ansiedade atinja uma pessoa pré-disposta, ou seja, uma pessoa com a genética favorável ao aparecimento da doença.
Sabendo que a ansiedade é um transtorno psicológico muito ligado ao medo, e, sabendo que as pessoas de bem que vivem nas periferias são cercadas pelo medo e pela insegurança, podemos traçar um paralelo entre a causa do aparecimento de transtornos psiquiátricos em pessoas nas periferias e toda a violência que as cercam, gerando assim, o ambiente perfeito para o aparecimento desses e outros transtornos em pessoas pré-dispostas.
Gerado o transtorno, e, sem acompanhamento adequado, a pessoa passa por uma cadeia de fatores onde seu transtorno pode vir a piorar, dependendo do ambiente e do subjetivo do sujeito, fazendo com que ele vá tendo cada vez mais uma vida improdutiva, e isso pode ser o fator inicial para gerar mais violência nas favelas e continuar o ciclo de violência e transtornos psicológicos.
Repassar o conhecimento e conscientizar as pessoas tanto sobre os transtornos psicológicos das mais variadas formas, quanto o ambiente causador, é um começo para podermos viver em um mundo melhor com menos violência e pessoas sofrendo.#Saúde
Comentários
Postar um comentário