Livro - Curar, O Stress, a Ansiedade e a depressão sem medicamento e psicanálise - Servan-Schreiber




http://oidiotafeliz.blogspot.com.br/2010/10/anti-depressao.html
http://o-prazer-das-coisas.blogspot.com.br/2010/03/curar-o-stress-ansiedade-e-depressao.html

Já lí esse livro e achei ele muito top para ajudar quem sofre de ansiedade e não quer se tratar com medicamentos. Fiz um mix desses dois sites citados acima para dar uma ideia de como é o livro.





É um livro que ajuda quem sofre desses problemas de ansiedade, stress e depressão a refletir sobre a real necessidade de se usar medicamentos como tratamento para essas doenças


Algumas considerações do autor para que a gente possa “alcançar a mente pelas vias mais profundas do corpo”. Métodos que, segundo Servan-Schreiber, são validados pela literatura científica recente, mas que ainda não são bem aceitos pela medicina moderna.
8. Saber escutar e não apenas ouvir as outras pessoas para podermos dar importância a o que elas dizem
Segundo o autor, podemos vencer estas doenças com esses métodos “alternativos”, sem nos “envenenar” com “pílulas milagrosas”.

1. Aprender a usar técnicas de respiração, como as usadas na ioga, para atingir o que ele chama de “coerência cardíaca”.

Coerência cardíaca - Uma forma de consegui-la é fazer duas respirações lentas e profundas, e fazendo a expiração até ao final. Depois fazemos uma pausa de alguns segundos e deixamos que a inspiração surja naturalmente. Depois, devemos imaginar que esta respiração lenta é realizada pelo coração e por fim, a concentração deve ser dirigida à sensação de calor ou de expansão no peito, ao mesmo tempo devemos imaginar uma sensação agradável.

2. O impacto da luz e do sol influencia, e até controla, funções essenciais do cérebro emocional. É por isso que parecemos bem mais felizes na primavera do que no inverno.

3. Com cinco mil anos de prática documentada, a acupuntura é provavelmente a técnica médica mais antiga do planeta e, de acordo com Servan-Schreiber, suas agulhas afetam diretamente o cérebro emocional.

4. O cérebro faz parte do corpo e, assim como todas as células de todos os outros órgãos, as células do cérebro são constantemente renovadas. As células de amanhã são, portanto, compostas do que comemos hoje. Pesquisadores já provaram que uma dieta rica em Ômega-3 – tal como a dos esquimós, que consiste em dezesseis gramas diários de óleo de peixe – leva, a longo prazo, ao aumento da produção de neurotransmissores e acarreta bom humor no cérebro emocional.

5. Platão tinha descrito isso há 2.500 anos. E, no curso dos últimos vinte anos, a ciência ocidental já o demonstrou: o exercício físico é um tratamento tremendamente eficaz para a ansiedade.

6. O amor é uma necessidade biológica. Precisamos respeitar as necessidades que nosso cérebro emocional tem de harmonia, afeto e ligação.

7. Contato afetivo, mesmo que seja com um animal de estimação, que o tem em casa é muito mais feliz.


Isso, de forma bem resumida é o que diz David Servan-Schreiber em seu livro. 

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Como lidar com a abstinência do Escitalopram

Lexapro ou Escitalopram

5HTP - HIDROXITRIPTOFANO - pílulas da felicidade