A ansiedade pode ajudar na criatividade!
A ansiedade pode ajudar na criatividade!
Taxada como um mal do século, a ansiedade é a rainha dos transtornos modernos.
Segundo especialistas, 80% da população economicamente ativa sofre desse mal.
Segundo especialistas, 80% da população economicamente ativa sofre desse mal.
As exigências impostas pela nossa sociedade moderna acelera nossa forma de pensar, agir, e consumir. Além do que, o excesso de informações ao que estamos expostos, provoca cada vez mais medo e ansiedade. Uma especie de indigestão mental.
Estudos psicológicos demonstram que nossos pensamentos estão distorcidos e contaminados pela cultura do “midia mass” (mídia de massa) e pela nossa personalidade (quem sou) . O que repercute diretamente nas nossas emoções (como me sinto), provocando a Síndrome do Pensamento Acelerado (SPA). Segundo o Dr. Cury, nós estamos adoecendo coletivamente.
A normalidade está sendo algo muito raro em nossos dias. Estamos sendo engolidos pelas pressões e demandas de uma vida consumista, e precisamos dar conta de tudo, senão, ficamos pra trás.
Pensar nossas ações, planejar com antecipação, ou mesmo estar ansiosos por algo, não é necessariamente um inimigo oculto. A energia psíquica da ansiedade pode ser um excelente meio para gerar produtividade.
Recentemente troquei de função no meu trabalho, fui designado para uma área totalmente nova, fora de minha zona de conforto, o que exigia de mim readaptação, novos conhecimentos e nova postura profissional. Os dias que antecederam a mudança e, no decorrer dos primeiros 15 dias, havia um nível alto de adrenalina e ansiedade. Mas foi a forma que meu metabolismo processou a mudança.
O resultado dessa transição foi altamente benéfica para minha estrutura cognitiva e auto-estima.
Esse nível de ansiedade não exacerbada, não patológica, pode agir a nosso favor. Ajuda a organizar nossas ações. Inclusive nos ajuda na criatividade. Por exemplo, vamos ter uma entrevista de trabalho ou vamos apresentar um novo conteúdo em uma reunião. Toda pessoa normal vai se planejar, se preparar e o nível de ansiedade vai lá pra cima. Condição que ajuda a ordenar nossos pensamentos, a criatividade e a nos da subsidio para nossas ações.
“É saudável pois movimenta todo o processo de construção do psiquismo. Sejam pensamentos, ideias, personagens, ambientes, desejos ou aspirações” afirma o Dr. Cury.
O que precisamos tomar cuidado é para que essa ansiedade não interfira em nossa normalidade, não afete nossa alegria, não tire o nosso sono ou roube a nossa felicidade. Quando isso acontece o nível de estresse está altíssimo somado à ansiedade, o que pode se tornar uma bomba contra nós mesmos! Só é prejudicial quando causa bloqueio e anula nossa capacidade de pensar antes de agir!
“Ficamos angustiados por fatos e circunstancias que ainda não aconteceram, mas que já estão desenhadas em nossa mente” conclui Dr. Cury. O que queima nossa energia psíquica. O combustível da nossa criatividade e a nos impede de pensar com clareza.
É preciso desacelerar. Atividades mais light, praticar esportes, ir ao cinema, fazer caminhadas,
desligar-se do tempo do relógio, dar descanso a mente, jogar conversa pra o ar. Medidas simples, porém eficazes.
desligar-se do tempo do relógio, dar descanso a mente, jogar conversa pra o ar. Medidas simples, porém eficazes.
Para refletir: de que adianta ser uma máquina de trabalhar, se vamos deixando pelo caminho relacionamentos rompidos, mágoas, tempo precioso com as pessoas que mais amamos, desperdiçados. O que almejar, senão uma existência tranquila, encantadora, motivadora, e útil!
Contribuição:Contribuição: Ansiedade, Augusto Cury, Saraiva.
https://www.administradores.com.br/artigos/empreendedorismo/a-ansiedade-pode-ajudar-na-criatividade/109363/
Comentários
Postar um comentário