Ansiedade afeta a saúde igual à obesidade, diz pesquisa
Ansiedade afeta a saúde igual à obesidade, diz pesquisa
Estudo afirma que depressão e ansiedade aumentam os riscos para algumas doenças, tendo resultados parecidos à obesidade e ao tabagismo
- SAÚDE
Giovanna Borielo, do R7*
Depressão e ansiedade aumentam riscos de doenças
Pixabay
A ansiedade e a depressão provocam os mesmos efeitos para a saúde que a obesidade e o tabagismo, afirma uma pesquisa realizada pela Universidade da Califórnia em São Francisco.
O estudo, publicado na terça-feira (18) na revista acadêmica Health Psycology, da Associação Americana de Psicologia, acompanhou quase 15.500 idosos, com a média de 68 anos de idade, durante quatro anos. O grupo era composto por 2.200 ansiosos e depressivos, 4.700 obesos e 2.100 fumantes.
A análise permitiu aos autores a percepção de que pessoas com altos níveis de depressão e ansiedade apresentavam 65% mais chances de ter doenças cardiovasculares, 64% de terem um AVC (acidente vascular cerebral), 50% de hipertensão e 87% de ter artrite, quando comparados às pessoas sem ansiedade ou depressão.
De acordo com relato de Aoife O'Donovan, autor sênior do estudo, ao site da universidade, a elevação de risco entre ansiosos e depressivos para desenvolvimento desses problemas pode ser equiparada às chances das mesmas doenças por obesidade e tabagismo. Porém, a ansiedade e a depressão apresentariam um risco maior para o desenvolvimento de artrite.
Os autores descobriram, também, que dores de cabeça, dores de estômago, falta de ar e dores nas costas, seriam elevadas quando associadas à depressão e ansiedade.
*Estagiária do R7 sob supervisão de Deborah Giannini
Você cuida da sua saúde mental? Conheça os principais transtornos:
Comentários
Postar um comentário